quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ANS e a piada dos planos de saúde

Meu filho de 11 anos tem crises constantes de rinite e alergia nos olhos. Já levei no otorrino que sempre receita um antialérgico pontual. Para reduzir o sofrimente dele, tentei marcar uma consulta em um alergista em Piracicaba. A secretária da única médica com essa especialidade na cidade, inscrita também na Unimed, me pediu para ligar em março para agendar a consulta! Quer dizer, tenho que esperar 3 meses para tentar marcar um horário ainda este ano.
Achando que estava amparada pela Resolução Normativa (RN) 259 da Agência Nacional de Saúde (ANS), liguei para a central de consultas do plano de saúde para o cumprimento do prazo de 14 dias para marcação nessa especialidade.
De cara a atendente me disse que é quase impossível consulta com a tal médica e me deu como alternativa um especialista em Limeira. Fui consultar a RN e realmente eles podem disponibilizar médico nos municípios limítrofes ao meu, em caso de impossibilidade do especialista local. Detalhe: liguei no consultório da médica piracicabana e ela tem data para amanhã se eu pagar R$ 300,00 numa consulta particular. É o fim!
O transporte para Limeira durante o tratamento fica por minha conta! Como sempre a gente paga uma fortuna para os planos de saúde, que repassam uma miséria para os médicos e ninguém faz nada.
Nenhum médico é obrigado a atender plano de saúde, se é pra tratar dessa forma, melhor só atender particular.
Na época que essa resolução passou a vigorar não vi nenhum veículo de comunicação falar das consultas em outro município. Apenas citaram a decisão como a solução definitiva para as filas em procedimentos médicos.
Agora tenho duas alternativas, ou pago a consulta particular ou perco tempo e dinheiro para ir até Limeira. Nada mudou!

2 comentários:

  1. Nossa, que péssimo. Também estou sofrendo, especialmente este mês, do mesmo problema do Enrico, e confesso que tem sido uma tortura. Mas nao cheguei a procurar medico. A longa fira de espera, no entanto, faz parte da "rotina" de outras especialidades medicas da qual a escassez nao atinge, como os oftalmos. Da ultima vez que precisei de uma consulta, aguardei 4 meses pela vaga! Estamos chovendo no molhado!

    Bjos, Rodrigo Alves.

    ResponderExcluir
  2. Flávia, o plano de saúde é obrigado a custear as despesas com sua locomoção para Limeira, se foi o próprio plano que indicou o médico nesta cidade. Isso é o que diz a resolução da ANS.
    Entendo o seu problema e acredito que essa resolução tenha pouca eficácia também, já que não garante que o atendimento seja realizada pelo médico de sua preferência e com quem você já está acostumado.
    Abraços,
    Melissa
    (www.arealpires.com.br)

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!