quinta-feira, 26 de julho de 2012

Praticamente um blog de viagem - Chile

La Chascona

De tempos em tempos apareço por aqui para falar das minhas viagens. Acho que no meu subconsciente escritor somente essas escapadas têm valido a pena...
Nesse meio tempo até o lay out das postagens mudou e estou apanhando um pouco!
Há duas semanas estive com meu filho de 11 anos - Enrico - no Chile. A princípio ia comprar um pacote de três dias e quatro noites, mas pesquisando tudo pela intenet comprei separademente e economizei mais de mil reais!!!
Fomos pela Gol, onde consegui uma parte da passagem com milhas e chegamos em Santiago na madrugada do dia 10/7. Levei dinheiro em reais e troquei por lá, além do Visa Travel Money e o cartão de crédito, para imprevistos. Não consegui sacar dinheiro com meu cartão do banco, apesar de fazer a autorização antes de ir!
Ficamos hospedados no Ibis Providência. O hotel é novinho, foi inaugurado em abril deste ano, quartos pequenos, mas confortáveis. Banheiro muito bom, comida boa e localização excelente, a duas quadras do metrô. Em Santiago fizemos tudo de metrô e a pé, táxi somente para o aeroporto.
No primeiro dia fomos até a casa de Pablo Neruda na capital chilena, a La Chascona. Fiz a reserva pela internet uns dias antes aqui do Brasil mesmo. Quem chega sem reserva tem que esperar para ver se tem vaga nas próximas visitas monitoradas. A casa é pequena e os grupos também! A arquitetura é inspirada em um barco e a decoração cheia de quadros de artistas famosos como Diego Rivera. O Enrico adorou! Descobri lá que Neruda não era o nome de batismo do poeta, que adotou um pseudônimo para não aborrecer o pai.
Cerro San Cristóbal
Depois subimos o Cerro San Cristóbal no Funicular. Lá de cima temos a vista completa de Santiago e da Cordilheira dos Andes. No meio do caminho tem uma parada no Zoológico da cidade, mas não nos ineressamos.
Funicular
Na descida paramos para almoçar no restaurante Como Água para Chocolate, inspirado no filme homônimo. A comida é maravilhosa, vale a pena. Comi um fetucini como frutos do mar incrível e experimentei o pisco sauer, bebida típica de lá. Parece uma marguerita!
De metrô fomos ao centro, na Plaza de Armas, onde visitamos o Museu Histórico Nacional. Muitas peças sobre a colonização e independência do Chile. Ótimo para crianças crescidas!
Já muito cansados passamos pelo Teatro Municipal e voltamos ao hotel. Jantamos nos arredores no famosos bar Liguria. As comidas de boteco chilenas não nos agradaram muito!
O segundo dia estava reservado para a neve, grande protagonista da viagem. A estação de esqui escolhida inicialmente - Farellones - estava fechadoa por falta de neve. Contratei já no Brasil a Sky Total que nos buscou no hotel. Há a opção de ir de metrô até o local onde saem as vans e onde as roupas e equipamentos são alugados. O passeio é bem caro.
Fomos para El Colorado e confesso que foi um pouco decepcionante. Não há opções de atividades para quem não vai esquiar e o programa de um dia itneiro fica enfadonho. O Enrico fez aula e tentou esquiar, mas é bem difícil para quem vai enfrentar o equipamento pela primeira vez!
El Colorado

No terceiro e último dia continuamos nossa visita por Santiago. Voltamos ao Centro e fomos no Centro Cultura La Moneda, embaixo do Palácio do Governo. Vimos parte do acervo do Museu de Arte Pré-Colombina que está em reformas. Novamente no metrô rumamos até o Centro Cultural Estação Mapucho, antiga estação de trem que estava abrigando uma exposição do Museu de Cera de Madri. Almoçamos no restaurante do Centro Cultural, muito bom e o preço ótimo. Cerca de R$ 16 por pessoa com entrada, prato principal, sobremesa e café. Experimentei o pastel de choclo, espécie de escondidinho de carne moída com purê de milho.

Museu Histórico Nacional
Em seguida fomos ao Museu de História Natural, um passeio também muito interessante para crianças. Estava lotado por causa das férias escolares. O museu fica num parque muito agradável chamado Quinta Normal. O local abriga outros museus para crianças como o de Ciência e Tecnologia e o Artequin.
O último passeio foi a pedido do Enrico. Conhecemos o Estádio Monumental e o Museu do Colo Colo. Para quem está acostumado com os museus e memoriais dos times brasileiros é bem menor, mas para quem gosta de futebol vale a pena.
Pretendo voltar ao Chile para conhecer as vinícolas e o litoral do Pacífico. Santiago é uma cidade bonita, limpa e organizada, porém os moradores ainda tem um pouco de dificuldades com os turistas brasileiros que lotam a cidade.
Centro Cultural Estação Mapucho

Estádio Monumental

Museu de História Nacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco!