quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Há esperanças!

Minha obsessão pela língua portuguesa é chata e tento controlá-la, mas têm coisas que incomodam demais.
O Canal Sony está com uma chamada no ar da série Desperates Housewives que diz e escreve "Haverão batalhas", só se as batalhas forem conta a gramática.
Vamos lá, o verbo haver conjuga-se apenas na terceira pessoa do singular quando é impessoal, isto é, quando não tem sujeito. Isso ocorre quando significa existir. No caso citado acima o correto é Haverá batalhas, com o verbo sempre no singular.
Outro erro muito comum que vejo por aí, é quando o verbo haver indica tempo transcorrido. Muitas pessoas empregam o artigo a ao invés do verbo. O certo é dizer: Moro aqui há muitos anos; Sou médica há 5 meses; Esse fato ocorreu há 10 anos. Dica, se você puder trocar o há por tem ou faz, é o verbo e não o artigo que deve ser usado.
Por favor, esqueça a expressão há tantos anos atrás. Isso é pleonasmo, se algo aconteceu há tantos anos já sabemos que foi atrás.


Em tempo:
eu também erro, não se acanhe em tropeços no meu blog. Eu agradeço!

Um comentário:

  1. Olha, Desperate é o meu seriado favorito. Então só posso dizer que tenho a sorte de assistir pela net e não pela Sony. Ainda bem que não existe legenda, senão iriam errar na digitação... risos!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!