quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Choque de gerações

Hoje, fuçando na casa da minha mãe achei meu walkman vermelho, que me acompanhou adolescência afora. Quando meu filho viu fez uma cara de ué? que eu morri de rir. Eu disse pra ele que aquilo era um mp3 jurássico!
Têm tanta coisa que era corriqueira pra gente e as crianças nem fazem ideia do que se trata, já tive experiências parecidas com o Enrico com fita k7, disco de vinil, máquina fotográfica de filme, pager e tantas outras engenhocas que pra ele são de outro mundo!
Eu me lembro perfeitamento quando celular era coisa de gente muito rica e era do tamanho de um tijolo, quando se aprendia DOS no curso de computação e se fazia aula de datilografia.
Nas aulas de diagramação da faculdade era tudo com folha milimetrada, estilete e tesoura e quando a gente consegui usar o computador internet não existia, era só pra editar textos e imprimir nas impressoras matriciais.
Quando eu comecei a trabalhar como jornalista tinha telex na redação e as notícias todas vinham por fax! Um único computador tinha acesso à internet e só podia ser usado em pesquisas especiais e olha que não faz tanto tempo assim.
Em pouco mais de uma década fomos imersos em tanta tecnologia que nem nos damos conta e nossas crianças já nascem vendo tudo isso com a naturalidade que víamos a TV colorida!
Também encontrei álbuns de fotos que eu julgava perdidos, da minha adolescência e da fase universitária, assim como do nascimento e primeiros passos do Enrico. Foi como achar um tesouro, revivi cada momento com uma gostosa saudade e para isso não precisei de tecnologia nenhuma.

Viva a inovação, mas sem esquecer a simplicidade.





5 comentários:

  1. Sabe uma coisa que eu me lembro be em relação aos celulares, aqu no RJ as pessoas tinham numeros de Minas Gerais...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Flávia, tb vivi nesse tempo de "alta tecnologia." Deu uma nostalgia danada ler este post...
    Mas hj realmente nao podemos perder a simplicidade, pois na vida é ela que nos faz sempre tao feliz.
    xeroooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é verdade.... eu lembro quando minha mãe comprou o primeiro celular, um tijolo feio.... pagava quem ligava e vc tb pagava, até pra receber.... minha mãe fez prestações, parecia q tava comprando uma casa...kkkk era um luxo.... Hoje em dia, eu coloco 18 reais no meu, ganho 350 p falar... toda criança tem celular... virou uma coisa tão corriqueira... O meu filho mais novo fez cara de espanto com um CD portatil (fugiu o nome agora...kkkk) imagina um walk!... bjs

    ResponderExcluir
  4. Vixi! Eu fiz curso de datilografia! [na verdade tenho um certo orgulho de digitar com todos os dedinhos! Afe!!!]
    Outro dia entrei num embate com meu sobrinho por causa de uma Olivetti, aquela da malinha. Ele quer pq quer... imagina só, escrever direto na folha!! E ele achou o máximo...

    ResponderExcluir
  5. O seu mp3 jurássico é muito lindo... guarde-o com carinho, não apenas em casa, como na memória... também me lembro de ter comprado um, mas que durou pouco porque foi adquirido nas barraquinhas de Aparecida (do Norte). Não pude usa-lo por tanto tempo porque consumia muitas pilhas e como sabe, tornava-se caro. De fato, hoje nos deparamos com o blue-ray, com o watch phone, com twitter e uma evolução tão louca que fica difícil acompanhar. Aí caimos na era do descartável!
    Bjos e abraços!

    Rodrigo

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!