sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dúvida gordurosa

Duas entrevistas que assisti essa semana fizeram cair por terra as certezas que eu tinha sobre gordura animal e vegetal. Como sempre estive no grupo de risco de colesterol, por hereditariedade paterna, na minha casa as gorduras animais são proibidas, assim como frituras, empanados e companhia.
Eis que assistindo o programa Alternativa Saúde, no GNT, o médico Sérgio Puppin detona os óleos vegetais e afirma que devemos comer manteiga, que é natural, e não a margarina, feita de óleos vegetais processados! Ele defende ainda a ingestão do óleo de oliva, de coco e de dendê, assim como dos ovos, mesmo para quem tem colesterol alto.
Puppin deu explicações químicas e técnicas para explicar os malefícios dos óleos de soja, canola e girassol e confesso que me convenceu.
Já no Sem Censura, do Canal Brasil, o também médico e nutrólogo João Curvo disse que só devemos consumir o óleo de oliva, que é prensado a frio. Ele explicou que os demais óleos são aquecidos em seu processo de extração e não deveriam ser novamente esquentados quando preparamos os alimentos. Também criticou as margarinas e as gorduras hidrogenadas, pois de acordo com ele, nosso organismo não tem enzimas para quebrar esse tipo de gordura inventada pelo homem.
E tem ainda o aspartame. Segundo Curso, quem consome uma latinha de refrigerante diet/light por semana, aumenta muito as chances de ter linfoma - um tipo de câncer. Afirmou ainda que o aspartame é uma toxina e que os pilotos de caça americanos são proibidos de ingerir a substância, pois altera o funcionamento cerebral.
Socorro! E agora? Vamos cozinhar somente com óleo de oliva extra-virgem que é caríssimo e voltar a comer manteiga e açúcar? Estou perdida sobre meus hábitos alimentares!

5 comentários:

  1. Oi Flavinha, é bem simples, compre uma máquina de fazer arroz elétrica, pois não precisa de óleo!!

    Aí vc compra gohan (arroz japonês) faz verduras cozidas no próprio caldo e grelha o restante, pronto, não come mais nenhum tipo de gordura!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Simples né??

    E não sinta falta do feijão, brócolis têm mais ferro que ele e não é carboidrato!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia. Cada médico fala uma coisa mesmo. Já li matéria numa revista que dizia, segundo um estudo, que café faz mal a saúde. Na mesma revista, algumas edições depois, um outro estudo dizia o contrário (seis cafezinhos por dia fazem até bem). Por isso, como e bebo de tudo. E cheguei aos 39 anos com corpinho de 38. O problema são os excessos. Bjss.

    ResponderExcluir
  3. vamos aderir aquele povo que come tudo cru... é mais seguro,...

    ResponderExcluir
  4. Cada médico fala uma coisa diferente e às vezes os médicos não combinam também com os nutricionistas. Certa vez fui num acupunturista que disse que a causa das minhas enxaquecas era comer depois das 19h. Tentei argumentar que saio da academia depois das 21h e que era impossível não comer. De nada adiantou. Procurei uma nutricionista que discordou totalmente do médico e me mandou comer quando chegasse da academia. Portanto, desisti de dar ouvido a tudo o que ouço. Como de tudo um pouco, mas com parcimônia. Abuso das frutas e verduras, mas não dispenso um sorvete todos os finais de semana e uma cervejinha. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Flavinha!!! Desculpe pelo sumiço, ok? Prometo que de hoje em diante comentarei em todos os posts!!!

    Beijão!

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!