sábado, 28 de novembro de 2009

FIB

Ouvi bastante ultimamente sobre Felicidade Interna Bruta - FIB, termo criado pelo rei do Butão em contaponto ao Produto Interno Bruto - PIB, para medir o grau de satisfação de seus habitantes.
Nessa época de final de ano fica mais latente pensar no ser, sentir e saber em detrimento do ter e poder e seria incrível se medíssemos nosso sucesso pelo número de amigos, abraço, beijos e sorrisos que recebemos e não pelo tamanho de nossa conta bancária e carro que dirigimos.
Às vezes sou um pouco otimista demais, mas não consigo deixar de pensar num mundo feito de seres humanos melhores e mais simples.
É muita Felicidade Interna Bruta que desejo a todos no Natal, em 2101 e em todos os anos seguintes.

FIB - O conceito de Felicidade Interna Bruta nasceu em 1972, em um pequeno país do Himalaia, quando o rei questionou se o Produto Interno Bruto seria o melhor índice para designar o desenvolvimento de uma nação.
Desde então, o reino do Butão começou a praticar esse conceito e atrair a atenção do resto do mundo com a sua nova fórmula para o cálculo de riqueza de um país, que considera outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Através dos quatro pilares da FIB, economia, cultura, meio ambiente e boa governança, derivam-se 9 domínios de onde são extraídos indicadores para que a “Felicidade” de uma nação seja avaliada: bem-estar psicológico, meio ambiente, saúde, educação, padrão de vida, uso do tempo, vitalidade comunitária e boa governança.

Em tempo: se quiser testar seu FIB clique aqui

3 comentários:

  1. Noooooossa, que legal Flavinha!!! Vou lá fazer o meu e postar no Coisas ... Amei o FIB!!!

    Tb desejo muita FIB pra vc, sempre!!!!

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!