quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Para educar é preciso paciência, respeito e carinho

Você gostaria de ser repreendido por seu chefe no trabalho com palmadas nas mãos se tivesse escrito algo errado, ou com um tapinha na boca se numa apresentação escorregasse numa citação? A cena parece inverossímel, mas é como muitos pais acham que podem tratar seus filhos.
Palmada não educa, ao contrário, ensina que os problemas podem ser resolvidos com violência e desrespeito. Quem defende a palmada para educar está recorrendo ao modo mais "fácil" de resolver a situação de imediato, a criança se cala ou fica quieta, mas aprende que pode bater nos amiguinhos, que pode humilhar seus semelhantes e que é assim que se age.
Educar é um ato de amor, carinho, respeito e paciência com uma criança e deve ser feito através de limites, diálogo e ações a serem copiadas. Chega de "faça o que eu falo e não o que faço"!
Como queremos um mundo com menos violência se muitos recorrem às palmadas e castigos físicos dentro de casa? Alguns alegam que os tapinhas são fracos e não geram dor física, mas tem a humilhação, a dor da alma. Nenhum ser humano tem o direito de tratar o outro assim, muito menos os que são pais e mães.
Recentemente foi aprovada uma lei que proíbe castigos físicos em crianças, ponto para o Brasil, que está pelo menos do ponto de vista legal, se tornando um país mais civilizado!

Quem ama não bate!

2 comentários:

Deixe seu pitaco!