segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Indignações de uma piracicabana!


- Onde estão os lançamentos e os filmes que concorrem ao Oscar? O cinema daqui parece que está em dezembro com Avatar e Alvin e os Esquilos em cartaz. Já houve tantas estreias que nem chegaram perto do Cine Shopping Piracicaba que já perdi as contas! Me faz lembrar do tempo que eu era criança que a gente tinha de ir pra São Paulo no cinema. Naquela época, pelo menos os filmes chegavam atrasados, hoje nem isso!


- Por que nosso prefeito insiste na construção de pontes sobre o Rio Piracicaba? Já existem três e uma delas foi ampliada recentemente. A nova obra vai derrubar dezenas de árvores de mata ciliar e ainda impactar mais os pobres seres vivos que ainda consegue habitar o manancial. Ao invés de pontes, nossa atual Administração podia construir ciclovias que não levem do nada a lugar nenhum, como acontece com as atuais.


- Segundo o Jornal de Piracicaba do último sábado, o carnaval de rua piracicabano deu prejuízo! Não precisaba ser gênio para prever tal acontecimento, como já comentei antes aqui no blog. Ou a prefeitura e as escolas tomam vergonha na cara ou vai ser cada vez pior!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pior clima de todos os tempos!

É só isso que se vê e ouve na imprensa. Pior nevasca na Europa e Estados Unidos, piores chuvas no Brasil e Peru, pior calor no Brasil e por aí vai.
No Rio de Janeiro chegou a fazer 12 graus a mais que o normal e a ser o segundo lugar mais quente do planeta por dois dias consecutivos. O oceano já teve um aumento de 2 graus e em Santos dezenas de idosos morreram por causa das altas temperaturas.
E o que os seres ditos pensantes fazem? Nada! Pior, fazer tudo errado, continuam a acumular carros na garagem e ter sonhos consumistas cada vez maiores. O pobre quer ser classe média, que quer ser rico e este milionário e assim por diante, sempre para ter e comprar mais.
Para que precisamos trocar nossa TV que funciona por uma de plasma de trocentas polegadas, nosso celular com um ano de uso por outro com mais funções?
A água já bateu literalmente no nariz das pessoas e a natureza continua a ser culpada por reagir à nossa negligência contra ela.
O sistema econômico atual, que só visa o consumo desenfreado para o crescimento dos países, precisa mudar. Onde vamos colocar tanto lixo? Não dá mais pra ficar usando recursos naturais indiscriminadamente!
Quando faltar água potável e ar pra respirar que sabe as pessoas vão olhar para trás e pensar que podiam ter feito diferente!



Em tempo:
Enquanto o mundo civilizado fala em transporte coletivo e bicicletas a prefeitura de Piracicaba constrói uma ponte nova sobre o rio e ainda empresta dinheiro do Bird para recapear a cidade e privilegiar mais uma vez os carros!!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Culpa é do Fidel

Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos e até manifestações de rua. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
O nome do filme vem da explicação que a babá cubana de Anna, Filomena, dava sobre sua vida. Ela dizia que tudo era culpa do Fidel e que por causa dele teve de deixar o país de origem.

Vale a pena ver o mundo do ponto de vista sensível das crianças e a atuação da garotinha personifica uma verdadeira Mafalda, dos quadrinhos do argentino Quino, às avessas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Casa dos Políticos


Recebi um e-mail hoje contando uma ideia sensacional que Rita Lee teria soltado durante entrevista no Programa Amaury Jr. Como não vi a tal entrevista não sei se o crédito é mesmo da roqueira ruiva, mas a proposta é impagável!

"Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país.
Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisaria corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação decobrir o fundo de campanha."


Não é incrível? Ainda nos pouparia de ir até a seção eleitoral no dia do pleito e todo o dinheiro gasto na logística das eleições!
Será que Dilma e Serra seriam os finalistas do programa? E como seria o bate-papo entre Marina Silva e Heloísa Helena! Só não consegui me decidir quem seria o apresentador da Casa dos Políticos...