terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vindima em São Roque

A Vindima é a época colheita da uva e também uma festa que acontece nesse período no mundo todo para comemorar a apanha das frutas.
Na região sudeste do Brasil, a única cidade a ter sua Vindima é São Roque (SP), distante cerca de 100 km da capital, na Vinícola Góes.
São três finais de semana onde os visitantes são convidados a celebrar o "tempo" das uvas com a família que há quatro gerações chegou de Portugal e produz vinhos no Brasil.
O passeio todo é muito agradável e simpático, além de ter um preço bem acessível - R$ 75 por pessoa. Na chegada todos são recebidos e fazem uma foto de recordação, em seguida há uma pequena apresentação em vídeo da Vinícola e as boas-vindas são dadas pelos próprios integrantes da família. Assim, tivemos o prazer de conhecer o Cláudio Góes.
Depois todos são acomodados em trenzinhos puxados a tratores até os parreirais da empresa.
No percurso, várias informações sobre as uvas e as formas de plantio. "Na frente de cada parreira há uma roseira porque as rosas sofrem as mesmas pragas que as uvas e são um termômetro para a chegada de alguma doença", explica Cláudio.
Já no parreiral os visitantes recebem tesouras e recipientes para colher as uvas. Docinhas e de coloração verde. Essas mesmas uvas são levadas pelos funcionários da vinícola para a pisa que será feita mais tarde.
Com olhos e ouvidos atentos temos a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo dos vinhos e tirar dúvidas sobre as uvas, os tipos da bebida e fermentação.
A parte mais esperada chega e os já "doutores em vinho" higienizam os pés e entram em grandes tinas com as uvas colhidas. Começa a grande festa da pisa da uva.
O vinho "pisado" durante a Vindima vira uma safra especial que ficará pronta no segundo semestre e pode ser comprada na loja da vinícola.
Ao final da pisa, há um delicioso brunch com a degustação de todos os produtos Góes. É um passeio inesquecível, eu recomendo!


Mais tarde

Ainda em São Roque nos hospedamos no Hotel Cordialle onde fomos muito bem atendidos. O clima é dos mais aconchegantes e o café da manhã uma delícia. À noite foi a vez do Restaurante Deodoro, um "lugarzinho" como o próprio estabelecimento se intitula, indicado pelo Guia 4 Rodas. A casa centenária (foto) é iluminada à luz de velas e decorada com objetos de época como móveis, relógios e utensílios antigos, além de obras de arte mais modernas. Experimente o pene com molho de shitaque e alcachofra!

Um comentário:

Deixe seu pitaco!