segunda-feira, 22 de junho de 2009

Falta de responsabilidade

Ontem depois de muito tempo, zapeando pela TV, parei no Manhattan Connection (http://globosat.globo.com/gnt/programas/oprograma.asp?gid=19), programa feito por "jornalistas" brasileiros que moram na Big Apple. Eu gostava dos aúreos tempos do bate-papo, com Paulo Francis e Nélson Mota.
Hoje, o programa dá espaço para o moralmente questionável Diogo Mainardi. A Veja, veículo tendencioso e muitas vezes mentiroso, ter essa criatura como articulista já é uma irresponsabilidade com a ética e o bom senso e agora temos que ouvir as asneiras ditas por esse cidadão diretamente pela TV.
Na minha opinião ele é preconceituoso, mal educado e mais mal ainda intencionado. E o pior é que tem um monte de gente que aplaude. É só aparecer um maluco falando bobagem com cara de intelecutal que tem um monte de macaco de auditório achando lindo.
Desafio alguém a citar algo realmente inteligente e útil que esse rapaz tenha escrito ou falado. No programa de ontem, para coroar a semana, ele comemorou a decisão do STF de declarar que qualquer um - até mesmo o tal Mainardi - pode exercer a função de jornalista, sem precisar de diploma.
E o mais espantoso é que seus colegas de bancada - Caio Blinder, Lucas Mendes e Ricardo Amorim - concordaram em coro. Ele fez questão de elencar jornalistas antigos que não tinham diploma. Lógico, na época deles não existia o curso de jornalismo e os bons profissionais se formavam nas redações, era o tempo da profissão romântica, outra realidade. Não dá pra querer parar no tempo.
É assim que nossa categoria se defende, jogando areia uns nos olhos dos outros e dando espaço pra tanta papagaiada onde deveria haver jornalismo sério e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco!