segunda-feira, 8 de junho de 2009

Festas juninas hi tech

Festa junina pra mim sempre foi sinônimo de quadrilha, canjica, pinhão, mastro de santos, cuscuz e bombinha de São João. Quando eu era criança pássamos semanas organizando a festa do sítio da minha avó, com direito a levantar o mastro com os 3 santos festeiros - Santo Antônio, São Pedro e São João (meu preferido que aparece criança com o carneirinho), soltar muita chuva de prata, ajudar a acender a fogueira e comer pipoca, curau e doce de batata doce.
Na escola sempre tinha a quadrilha a caráter com bochecha de pintinha, trancinha, chapéu de palha e vestido florido pras meninas, calça remendada, camisa xadrez e barba e bigode para os meninos. Fora o casamento caipira que era um acontecimento divertido regido pelo padre palhaço e pelo pai da noiva de espingarda em punho.
Eu ainda adoro a festança, mas aqui no interior onde devíamos cultivar nossa cultura caipira, as festas estão mais pra hi tech.
Nas escolas as crianças não se vestem mais de caipirinha e dançam forró, frevo, músicas gaúchas, country, 60's e outras invenções dos "educadores" modernos. A boa e velha quadrilha com balancê e o pessoal fugindo da chuva e da cobra já era.
Não seria mais interessante cultivar as raízes da festa e ensinar às crianças a origem dos festejos e de seus símbolos?
O cardápio ainda tem comidas tradicionais como milho verde, doce de abóbora e pé de moleque, mas incorporou o americano cachorro-quente e o churrasquinho.
Que saudade das festas juninas originais! E viva São João, Santo Antônio e São Pedro!

4 comentários:

  1. Concordo,a modernidade estraga com tudo.... as crianças não brincam mais... de mãe da rua, pega pega, queimada.... agora é só lan house,play 2, x box.... acabou, não tem mais amarelinha, corda...nada disso!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... chatice hein? Adoro festa junina também e tenho orgulho de um dia ter sido escolhida a "noiva" da quadrilha ... simbolo de status aqui em São Paulo! ( risos )

    Beijos, Ah, tem premio pra vc no Coisas ... postei sexta a noite e esqueci de avisar!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  3. Você só gosta de coisas saudaveis né ... preciso aprender com vc! Adoro comer tranqueira! risos

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  4. tem que ter muita dedicação, do tipo: tirar a bunda do sofá, pegar os filhos ir ir prum parque, jogar bola, etc!!!!! o pior é quando uns pais falam pra mim: seus filhos jogam pouco videogame??? que absurdo, eles vão ficar a margem da modernidade!! FUCK PRA ELES!!!!POIS NÓS
    VAMOS VER JOGO NA VILA BELMIRO E COMER AMENDOIM E SORVETE DE LIMÃO TÁ!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!