quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Correndo atrás dos seus direitos

Dave Carrol, músico norte-americano teve seu violão Taylor de mais de U$2.000 quebrado em uma viagem com a United Airlines. Tentou receber a indenização da companhia por mais de um ano sem sucesso. Dave então decidiu protestar e juntou alguns amigos para gravar uma canção para o Youtube contra a empresa aérea, mencionando inclusive, o nome de uma funcionária que disse ao músico que ele nunca seria indenizado.
A música recebeu mais de 5 milhões de acessos em 3 dias no Youtube e por isso a United ofereceu uma compensação de U$50.000 ao músico para retirar a música do site.
Dave recusou a proposta!
Confira o vídeo United Breaks Guitars





Essa história me fez lembrar de uma conversa que tive dias atrás. A maioria das pessoas não sabe quais são, onde e como reivindicar seus direitos. Todo mundo reclama, mas não se preocupa em saber como resolver.
Você já tentou ir ao Ministério Público para denunciar algo que está errado? Pois os promotores estão lá para nos receberem e acatar nossas reclamações sobre meio ambiente (lixo, barulho, poluição), cidadania e outras pendengas. Pode demorar e ser trabalhoso, mas na maioria dos casos dá resultado.
A gente cansa de criticar os políticos, mas duvido que alguém já tenha ida até a câmara de vereadores ou a prefeitura da sua cidade pedir algo justo e decente para a comunidade. Na maioria das vezes as pessoas são bem atendidas e seus pedidos encaminhados. Divulguei recentemente um trabalho feito por jovens alunos do Senac Piracicaba que conseguiram modificar os horários de ônibus urbanos da cidade simplesmente se mobilizando e indo até a secretaria de transporte do município pedir.
Não estou aqui defendendo nenhuma instância de poder, só acho que não custa nada tentar entender como as coisas funcionam antes de criticar e exercer um pouco nossos direitos de cidadãos.

4 comentários:

  1. O problema é que reclamar é tão mais fácil, né?! E o povo brasileiro é tão acomodado que acha que a solução perfeita para os problemas vai cair do céu uma hora ou outra. Tsc tsc, MEXAM-SE!!

    E que legal essa história do bus. E esse cara da música, heim?! Por 50 mil doláres eu tiravaaaa a música.. AHH, se tirava. (e colocava outra no lugar, lógico, falando sobre o que eu tive que fazer para conseguir ser reembolsado).

    DHAIOSDHOASDHAIOSHDOASHDASHDOASHDOIASD

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,a pergunta da semana já está disponivel do blog da Fabi, http://biacoltri.blogspot.com/ ! Bora exercitar a criaividade pra ver quem fatura o selinho semana q vem...bjssss

    ResponderExcluir
  3. Flavinha, tô passando por uma situação parecida com o meu vizinho ( pra variar ). Fizemos um Boletim de Ocorrência contra o dito cujo que insiste em fazer muito barulho de madrugada, pois se ele não dorme que se ... os outros e fomos chamados à delegacia e pensamos que era para iniciar o processo. Você acredita que o infeliz nem foi chamado para depor e que o Delegado nos aconselhou a revidar a má educação - tipo, ele faz barulho, façam mais que ele, nós e nenhum tribunal podemos fazer nada, ou seja, a gente dorme quando ele quiser e se estiver insuportável, ou mudamos de casa ou de quarto!

    É o fim!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica Flavinha ... o problema aqui é que as casas sao geminadas. Ele ja abaixou o som o TV e do radio. O problema é que ele bate as portas dos armarios as 3 da manha, joga as coisas no chao, justamente pq reclamamos do som ... pode parecer chatice minha, mas é muito ruim estar dormindo e acordar com uma porta batendo ou quando a Clara chora, ser acordada por um cachorro preso no quarto de proposito ... vamos ver no que dá ...

    Eu quero te dar um presentinho pro seu blog .. vou fazer, se vc gostar, vc coloca tá?

    Beijão

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!