segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Internet nas eleições

Segundo decidiu essa semana a Câmara dos Deputados de nosso "democrático" País, é livre a manifestação de pensamento na internet e em outros meios eletrônicos de comunicação interpessoal durante a campanha eleitoral, sendo vedado o anonimato e assegurado o direito de resposta.
Com isso, os internautas podem se manifestar contra ou a favor de qualquer candidato em blogs, sites de relacionamento como Orkut e de mensagens instantâneas como o Twitter. Páginas de veículos jornalísticos também são beneficiadas.
Até então, cada candidato tinha um site de campanha, com a extensão .can onde deveria constar todas as informações sobre sua candidatura e que depois da eleição saía do ar. As outras mídias como jornais, TVs e rádios cumpriam uma legislação rigorosa com direito de resposta e espaço igual para todos os candidatos para que não prejudicassem ou ajudassem determinados políticos.
Eu tenho restrições sobre essa decisão tomada em nome da democracia. Como vamos acompanhar e fiscalizar todos os blogues, sites e Twitters? Como vai funcionar esse direito de resposta? Haverá tempo hábil de julgar todos os pedidos antes das eleições?
E os sites falsos? Como provar quem está por trás de cada opinião?
A internet é território de ninguém, tenho meus temores quanto a sua utilização nas eleições num País como o Brasil onde ainda o voto é obrigatório e trocado por cestas-básicas.
A sociedade deveria repensar sua definição de democracia e ter mais responsabilidade quando o assunto é internet. Estão aí as redes de pedofilia e outros delitos digitais para mostrar como a net é frágil na punição e eficiente para esconder foras-da-lei. Como serão com os crimes eleitorais?
Vamos esperar o ano que vem pra ver, mas eu acho que não vem coisa boa por aí!


Em tempo: quando a mudança na legislação eleitoral dizia que só poderiam ser candidatos cidadãos de ficha limpa, os deputados e senadores foram rápidos em repudiar a proposta.

Um comentário:

  1. Oi Flavinha!!

    Pois é, essa sua questão é bem ambigua não?? Ao mesmo tempo que vc, eu e outros podemos dizer o que pensamos sobre cada candidato, existe o risco de candidatos se passarem por pessoas comuns apenas para fazer aquela anarquia que conhecemos ... ainda estou bem dividida sobre isso!!!

    Passa lá no Coisas que têm selinho pra vc!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!