sexta-feira, 18 de junho de 2010

As letras ficaram órfãs

Saramago por Sebastião Salgado

Morreu José Saramago, escritor português de 87 anos, único ganhador de língua portuguesa do Nobel de Literatura. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado várias vezes devido a problemas respiratórios.
Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.
"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelle em 2008.
Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época.


Pessoas assim, quando se vão, deixam o mundo semeado de inteligência e bom senso!

2 comentários:

  1. era um português!! como Fernando Pessoa!!!

    ResponderExcluir
  2. O mais triste é que perguntei ao meus seguidores no Twitter qual livro de Saramago tinham lido. Apenas uma pessoa respondeu.

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!