quinta-feira, 26 de março de 2009

Sou metropolitana

Essa semana tive algumas andanças por São Paulo, uma reunião desmarcada me fez ir e voltar dois dias seguidos para a capital! E sabe que eu gostei?!?!
Apesar de todos os pesares eu amo São Paulo, é lá que me sinto mais viva, mais em casa, é meu habitat natural.
Morei por lá durante seis deliciosos anos de amigos insequecíveis e muitas aventuras profissionais e pessoais. Foi nessa cidade que nasceu meu filho entre outras lembranças especiais.
Mas não é só nostalgia, é uma ligação que tenho com a metrópole desde criança, quando olhava aquilo tudo pela janela do carro e pensava, um dia venho morar aqui, eu sou daqui!
Ontem passei correndo pela Paulista, que já dá aquela satisfação, desembarquei do metrô quase embaixo do Masp e senti São Paulo um pouquinho.
Hoje foi a vez da Praça da República, aí foi mais prazeroso, pois o centro pra mim é o coração esquecido da cidade. Adoro observar seus prédios antigos e semi-abandonados, me encanto com a arquitetura paulistana desde minha infância. Passeei um pouco pelos calçadões e engoli um sanduíche rapidamente antes da reunião. Na volta, com um pouco mais da calma, caminhei observando e sorvendo o meu entorno. Hum...estava em casa!
A visita foi rápida, mas revigorante. Não tive tempo de me aprofundar nos prazeres tipicamente paulistanos como um cineminha com filmes que só passam por lá ou um café para colocar o papo com antigos amigos em dia, mas já serviu para me deixar um pouquinho mais feliz!


6 comentários:

  1. Oi Flavinha, São Paulo realmente tem seus tesouros e encantos. Viaduto do Chá, Anhangabaú, o centro antigo, zoológico, Freguesia, Barra Funda, Parque da Água Branca, Masp Trianon....nossa...tantos lugares....
    Andei por lá na última Virada Cultural - acontece novamente esse ano em maio - e foi uma ótima oportunidade para revisitar Sampa regada a vários espetáculos.
    O Museu da Língua Portuguesa é um novo ponto que merece ser visitado também.
    Mas, ao contrário de você, não me sinto pertencente a São Paulo. Gosto de Sampa de Caetano, da sua arquitetura, de seus espetáculos, de sua gastronomia (como se come bem em São Paulo!, dos amigos que lá moram, de toda sua miscelânea, mas gosto de voltar! Sequer penso em ficar!
    É over demais pra mim! Mas não posso negar que a cada visita também fico mais feliz. Feliz em saber que estou tão longe e tão perto da metrópole.
    Gica

    ResponderExcluir
  2. Oiê...
    Sabe que esta sensação - da infância - eu ainda tenho até hoje... eu tbem, assim como vc, quando ia a sampa aos 5,6 anos, dizia aos meus pais: ainda vou morar aqui! E sabe, ainda penso que um dia chego lá. Só não sei como vai ser, mas não quero que demore!
    Gostei da forma como descreveu a sua ida, o engolir um lanche correndo expressa bastante do que é a vida por lá. Mas será que aqui tbem não????

    Cheguei agora em casa, estava na redação até agora (21h27) e fiz questão de ligar o computador antes do banho para dizer que amei o livro... até o embrulho estava lindo.
    Antes de chegar em casa, parei na Independência, na Esfiha Árabe, e li o capitulo do Paulo Caruso, as orelhas, o cv dos organizadores... agora quero ler o conteúdo mesmo. Na segunda apresento na reunião de pauta, ok? Achei o máximo!!!! Brigadu!!! E excelente final de semana!

    ResponderExcluir
  3. É, Roma...depois de anos e anos morando em São Paulo, vira e mexe estou por lá trabalhando, mas até hoje não consegui distinguir o que sinto por aquela cidade...só sei que não sou mais a mesma quando volto.

    Grá

    ResponderExcluir
  4. Grá, já pensou se eu começo a contar nossas aventuras adolescentes?!?! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi Flá, eu desapareço, mas de tempos em tempos eu retorno... agora estou eu aqui, visitando o seu blog!! Deu uma certa nostalgia ao ler o seu post sobre SP.... Sabe do que até lembrei??? Daquele primeiro show do U2, que fiquei na sua casa, lembra? Isso foi em 31 de janeiro de 1998!!! Deus do céu, quanto tempo!! Coincidententemente hj de manhã passei pela rua Rodésia, na Vila Madalena, isso te lembra alguma coisa? Vc (e a Grá) vieram antes de mim pra cá, quando eu cheguei vocês estavam indo embora.... eu fiquei e continuo por aqui, e lá se vão 10 anos!!! E sem intenção de ir embora! Eu também amo essa cidade, não consigo ficar longe daqui! Até uma casa já tenho! Saudades de você!! Beijos
    Marcela

    ResponderExcluir
  6. Ma, é vc mesma? Achei que era pegadinha de 1 de abril rsrs Adorei sua visita ao blog, venha sempre, mas ainda está me devendo aquela visita pessoalmente lembra? Com tempo vou escrever uns posts de nossas aventuras adolescentes, prometo que troco os nomes hahah
    Que saudade da minha casinha na Vila Madalena... bons tempos!

    Beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!