terça-feira, 16 de junho de 2009

Blog da Petrobras

O assunto mais falado do momento no meio jornalístico é o blog da Petrobras chamado Fatos e Dados - http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
A página foi criada há alguns meses pela estatal brasileira como um canal de comunicação com a imprensa e a população em geral. Achei a idéia incrível, ainda mais com a empresa em meio a denúncias e CPIs. Mostra boa vontade com a transparência.
Alguns jornalistas porém, têm reclamado da iniciativa, pois o blog publica as entrevistas solicitadas e concedidas aos porta-vozes da Petrobras. Reclamam que a página "fura" os veículos que pediram as informações. Discordo, a matéria não é feita somente com uma entrevista, faz parte do texto e eles não divulgam a pauta toda.
Para tentar amenizar o desconforto as entrevistas só são publicadas agora a partir da meia-noite da data da publicação da matéria no jornal ou revista ou na hora que estão no ar programas de rádio ou TV. Mais um ponto para o profissionalismo do pessoal da Petrobras.
Longe de mim defender esse ou aquele, mas alguns jornais pra lá de tendenciosos, como a Folha de S. Paulo, que costumam distorcer entrevistas e informações, são os que mais estrilam, pois agora as respostas ficam às claras para quem quiser ver.
Acredito que seja mais uma forma de deixar o jornalismo brasileiro o mais ético e transparente possível.
Espero que outras empresas e instituições sigam o exemplo da Petrobrás e invistam nessa nova forma de comunicação empresarial. Todos só têm a ganhar!

Um comentário:

  1. Oi Flá
    Pois é, como toda história sempre tem os dois lados... do ponto de vista de comunicação empresarial a estratégia é ótima, garante a divulgação na íntegra da mensagem da empresa, seja verdade ou não. Porque cá entre nós, sabemos que ela sempre vai responder, cautelosamente, de maneira conciliatória, positiva, afinal é a empresa falando dela mesma. Do ponto de vista jornalístico, sabemos que o jornalista sempre vai procurar fazer 'aquela' pergunta que ninguém fez, ter a melhor abordagem... e nenhum deles quer ver seu 'trunfo' ou o 'grande furo' exposto antes da publicação da matéria... No meio desse 'cabo-de-guerra' cabe à nós, profissionais de comunicação, refletir sobre o uso dos novos canais. É claro, o público só tem a ganhar com novas formas de aproximação empresa-sociedade. Só não podemos deixar que esse 'fator' ganhe dimensões tão grandes que acabe deixando em segundo plano a apuração dos fatos: houve corrupção ou não?
    bjs.

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