domingo, 28 de junho de 2009

Poesia em Dois Córregos


Dois Córregos é destino poético neste final de semana

Cidade que tem folclore de lendas e belas cachoeiras realiza nos dias 26 a 28 de junho o seu III Festival Internacional de Poesia

Entre inúmeras cachoeiras, morros e fazendas históricas, a pequena Dois Córregos (SP, 288 km da capital), se transforma nos próximos dias na “capital da poesia”, pois realiza a terceira edição de seu Festival Internacional de Poesias (26 a 28 de junho).
A cidade celebra no festival o grande envolvimento da população com a produção de versos nas escolas, empresas, instituições de ajuda a dependentes químicos e até na cadeia pública, em uma festa que une a presença de grandes nomes da literatura – como o poeta e compositor José Miguel Wisnik, a poetisa Alice Ruiz e o escritor Affonso Romano de Sant'Anna – com as belezas naturais e atrações culturais da região.

Lendas, cachoeiras e goiabada

Localizada no centro-oeste paulista, Dois Córregos tem 153 anos de idade e cerca de 25 mil habitantes. Cercada de antigas propriedades rurais cheias de cachoeiras, o turismo ecológico já se consolida na cidade com a prática de esportes radicais como o canyonning (descida de penhascos e cachoeiras) e com os passeios por trilhas ecológicas. O relevo de montanhas e morros também enriquece a paisagem.
Na zona urbana, a vistosa arquitetura do século XIX ainda está presente na fachada de algumas casas, igrejas e da antiga Estação Ferroviária, construída como uma réplica da estação de Versailles (França) e que foi uma das locações do filme “Dois Córregos” (Carlos Reichenbach, 1999).
A cultura popular também chama a atenção dos visitantes. Grupos de artistas da cidade mantêm viva a tradição das quadrilhas juninas, promovendo anualmente um festival do gênero. Também são famosas as lendas do folclore local, como a do “Unhudo” – um morador que protege a famosa caverna da Pedra Branca – e a da “Noiva do Jardim”, jovem que chora diante da igreja matriz por ter morrido virgem no dia de seu casamento.
Quem vai a Dois Córregos não pode deixar de experimentar ainda algumas iguarias locais. O município é um dos maiores produtores de noz-macadâmia do País (35% da produção nacional), matéria-prima para uma das maiores delícias da cidade: o sorvete de macadâmia, encontrado na sorveteria que criou um sabor em homenagem a Vinícius de Moraes (que leva uma mistura especial de leite em pó com chocolate, um dos mais pedidos).
Para levar na mala, o turista pode optar pela famosa goiabada cascão produzida na fazenda Morro Alto. A receita é de cinco irmãs netas de escravos, que fabricam o doce de forma artesanal no tacho aquecido a lenha.

Poesia

O fim de semana poético começa com um “Sarau Junino” na Praça da Matriz, no dia 26, às 19h30. A programação continua no dia seguinte com palestras e apresentações nas dependências do Hotel Fazenda Santa Paula (Av. Dr. Godofredo Schilini, s/nº, saída para Torrinha), durante todo o sábado e manhã de domingo. O festival tem entrada franca e é promovido pela ONG Instituto Usina de Sonhos, fundada em Dois Córregos com o objetivo de disponibilizar o acesso à poesia para todos os segmentos da população.
Todas as palestras são entremeadas por apresentações de trabalhos poéticos incentivados pelo projeto EntreVersos, criado em 1995 pelo Instituto Usina dos Sonhos para mudar o cotidiano de Dois Córregos. Estudantes de escolas da cidade, idosos, portadores de necessidades especiais e trabalhadores rurais apresentarão suas poesias durante o evento.

III Festival Internacional de Poesia de Dois Córregos - Programação
27/06 – Sábado
Local: Hotel Estância Santa Paula

8h30 – Apresentação musical do Projeto Guri

9h – Abertura
José Eduardo Mendes Camargo – presidente do Instituto Usina de Sonhos
Com presença de:
Embaixador Jerônimo Moscardo – presidente da FUNAG
Luiz Antonio Nais – prefeito
José Renato Nalini – presidente da Academia Paulista de Letras
Francisco Moura Campos – diretor da União Brasileira de Escritores
Rosely Boschini – presidente da Câmara Brasileira do Livro
Ulysses Riedel – presidente da União Planetária

9h15 – palestra “A poesia possível: minha trajetória”
Affonso Romano de Sant'Anna

10h15 – coffee break

10h45 – apresentação “Uma cidade EntreVersos”

11h15 – Mesa Redonda “A transformação pela poesia”
Carmem Silvia Martin Guimaraes
Luiz Antonio Amaral
Maria Amelia Blasi Toledo Piza
Menalton Braff
Munir Zalaf
Sergio Roberto Massagli

12h30 – Intervalo

14h – Palestra “Três Jeitos de Poesia”, “Haikai”, “Poesia Cantada”
Alice Ruiz

15h – Palestra “Poesia-Terapia”
Carmem Lúcia da Silva

16h – coffee break

16h30 – palestra “Literatura e Cotidiano”
Antonio Fais

17h – Aula-Show “Nas palavras das canções”
José Miguel Wisnik
Arthur Nestrovski

20h – Sarau

28/06 – Domingo

Local: Hotel Estância Santa Paula

9h – Palestra Magna “Parábola do Inconforto”
Maria de Fátima Toscano

10h – coffee break
10h30 – palestra “Poesia nas Escolas”
Rosa Laura Garcia Calacina

11h30 – palestra “Poesia/Impacto”
Frederico Barbosa

12h30 – apresentação “Uma cidade EntreVersos”

13h – Encerramento
Banda do SENAI de Limeira

Texto e foto: Murilo Barbosa

2 comentários:

  1. Adoro essas coisas....e que foto linda, inspiradora...

    ResponderExcluir
  2. é Mel, não é atoa que te chamam de mel. Eu gosto de mel.

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!