segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ponto para a Record

Nos meu tempos de telejornalismo, de 1997 a 2002, a ambição de todo jornalista da área era trabalhar na Globo, onde havia a melhor estrutura e os melhores salários. Era difícil entrar nas bancadas da emissora, eu mesma tentei e nunca consegui. Acabei aprendendo um jornalismo mais ralado na Bandeirantes e na Cultura.
Na época, a Record engatinhava e hoje, poucos anos depois, mostra um jornalismo sério, com nomes de peso e muita gente competente. Tirando os perrengues da igreja que é dona da emissora, faz frente à Globo como gente grande.
Profissionais respeitados como Carlos Dornelles agora seguram os microfones da Record e hoje acho que a ambição deixou de ter endereço somente na Chucri Zaidan.
Assistindo a uma entrevista do Dornelles no último sábado, no Vitrine, da TV Cultura, me dei conta do quanto essa concorrência é importante e engrandece o jornalismo brasileiro. Repórteres e outros profissionais com décadas de Globo se sentem à vontade para trocar de emprego e quem ganha são os telespectadores.
Dornelles é um jornalista incrível, tinha deixado a TV para se dedicar a ensinar e defendeu ferrenhamente a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Classificou a decisão do STF como um retrocesso e um ganho do lobby dos donos dos veículos de comunicação. Disse que um economista por exemplo, não sabe fazer uma reportagem, que sim precisa de técnica e conhecimentos específicos e pode se transformar apenas num passador de conteúdo chato e enfadonho que discorre sobre correntes econômicas sem que o público necessariamente entenda o que ele fala.
Ponto pra ele, que fala com propriedade o que pensa, para a Record que o tem como contratado e para nós, que poderemos ver novamente suas incríveis reportagens na telinha.

Um comentário:

  1. Oi Flavinha, me desculpe pelo sumiço! Estou terminando o layout de inverno do Coisas e isso tá consumindo o pouco tempo que tenho! O bom é que está ficando translumbrante ... hehehe.

    Eu particularmente não gosto da record, acho que eles tem tudo para ser uma emissora top mas enquanto tiverem a mentalidade "obrigada pela audiência, não mude de canal" continuarão onde estão. Mas vou dar uma conferida no novo telejornal e depois eu comento aqui!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!