quinta-feira, 9 de julho de 2009

Feriado Constitucionalista


O feriado de hoje é relativamente novo e só se comemora no Estado de São Paulo. A maioria dos paulistas nem imagina porque ficam de folga nesse dia.
A Revolução Constitucionalista, também conhecida como Revolução de 1932, foi uma reação aos rumos tomados pelo cenário político nacional sob o comando de Getúlio Vargas. Os novos representantes estabelecidos no poder, alegando dar fim à hegemonia das oligarquias, decidiram extinguir o Congresso Nacional e os deputados das assembleias estaduais. No lugar das antigas personalidades políticas, delegados e interventores foram nomeados com o aval do presidente da República.
A perda de espaço político, sofrida pelos paulistas, impulsionou a organização de novos meios de se recolocar nesse cenário político controlado pelo governo.
Os paulistas foram para a rua e lutaram armados contra o governo federal pela democracia e esse embate começou em 9 de julho de 1932.
Já ouviram falar em MMDC - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, pois foram 4 rapazes que morreram durante a tentativa de invasão de um jornal que apoiava a causa getulista. Eles foram assassinados por um grupo de tenentistas e são nome de rua em quase todas as cidades do Estado, junto com a data 9 de julho, sem que a maioria saiba o motivo.
Bons tempos aqueles em que a população se manifestava a favor de seus direitos, foi um passo importante para São Paulo deixar de ser um Estado rural, tomado pelo café, para se tornar industrial e ter peso político e econômico no País.


Em tempo: Eu lembro das histórias que meu avô contava das trincheiras da revolução e da doação de ouro em favor da causa em barraquinhas montadas na praça central da cidade.

4 comentários:

  1. Oi Flávia, tudo bem? Uma pergunta: a Tais Romanelli é sua parente? Estou publicando uma seção de humor na Provincia Online, e é com ela que tenho contato para colocar a seção no ar. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos mesmo Flávinha! Hoje o pessoal só se mobiliza pra protestar em frente a Clube de Futebol! Podem passar fome e ficar sem emprego, a única coisa que não podem é ver o seu time perder. Que vergonha!

    Ótimo Post, como sempre!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  3. Adoramos seu comentário lá no nosso blog, espero que apareça mais vezes, passaremos sempre aqui agora... :)

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Uma vez encenei um espetáculo chamado Este Ovo é um Galo do Lauro César Muniz, e o "pano de fundo" da peça era a revolução de 32. NA verdade a história se passava na época da revolução. Estudamos tuuuuuuuudo sobre, mas o mais legal da historia toda era a mobilização da cidade inteira por causa de uma aposta a cerca de um ovo, em meio a toda revolução e coisa e tal a cidade toda estava preocupada se o Ovo de uma determinada galinha era galo ou galinha. Acho que tema a ver com a falta de interesse e de conhecimento de oje você não acha???

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!