sábado, 11 de julho de 2009

Quanto vale um chapéu e uma camisa xadrez?

Quinta-feira parei pra almoçar num restaurante e enquanto esperava meus pais com meu filho chegarem puxei conversa com um garoto de uns 12 anos que tomava conta dos carros e pedia trocados para os fregueses do local.
Entre outras coisas o Danilo contou que morava num bairro bem distante dali, torcia pro Corinthians e estava pedido dinheiro pra comprar uma camisa xadrez e um chapéu de palha para ir na festa julina da escola, no dia seguinte.
Logo depois meu filho chegou e ao entrar no restaurante fiquei pensando no significado daquilo tudo para o garoto, os pais não tinham dinheiro para comprar os itens que ele precisava e que não são de primeira necessidade e ele foi se virar. Será que seria justo ele ir à festa sem estar vestido à caratér, ou a escola não deveria exigir o traje? Na verdade o justo seria os pais terem como comprar uma simples camisa e um chapéu e o garoto poder aproveitar o feriado para brincar.
Pelo menos ele estuda, tem família e casa, pensei, mas que grande consolo!
Na saída perguntei até que horas ficaria no local, até conseguir o dinheiro, respondeu! Disse para esperar que eu iria até o centro da cidade comprar as coisas e ele agradeceu.
Quando voltei uns 20 minutos depois ele disse: - Achei que você não voltaria! Tão pequeno e já sem esperanças, pelo menos dessa vez ele vai poder dançar quadrilha direito e ainda guardar o dinheirinho arrecadado para gastar com cachorro-quente, pipoca e correio elegante, como deveria acontecer com qualquer garoto da sua idade.

3 comentários:

  1. Muito triste ... uma vez fui ao mercado e tinha um garotinho no caixa ajudando a "ensacar" as compras e eu puxei papo com ele ... sua vida era muito triste, sem pai, mãe desempregada, um monte de irmãos ... não resisti: comprei chocolate, salgadinho, balas ... e ele esperou a irmã para dividir as guloseimas. Fiquei passada na hora pois eu fico imaginando como deve ser a vida de quem as vezes não tem nem o que comer em casa. Por isso dou valor a tudo o que tenho e não jogo fora um grão de arroz sequer ...

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  2. Triste isso, mas é a realidade de muitos iguais a ele =/

    ResponderExcluir
  3. meu pitaco é: participei disto, e não acho que fizemos nada demais que um ato carinhoso!! mas nossa covardia e vaidade nào pode fazer com que achemos que isto lava nossa alma!! Apesar de termos (nós dois), provavelmente nos sentido reconfortados com nosso ato de bondade!
    existem milhares de danilos por ai , no frio enquanto meus filhos estão reconfortados, e principalmente tendo o carinho do pai!!!!ACABEI DE PERDER MINHA SESNSAÇÃO DE BOA AÇÃO!! AINDA BEM!!POIS ASSIM TALVEZ NÃO ME ACOMODE!!!

    HJSF

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!