terça-feira, 28 de julho de 2009

Redescobrindo o mundo

Observando a moreia no Acqua Mundo do Guarujá

Conviver intensamente com crianças e adolescentes é redescobrir o mundo e relembrar como formamos os valores e opiniões que temos hoje. É uma prazerosa nostalgia!
Meu filho tem 8 anos e está lendo meu antigos livros de infância, é incrível ouvi-lo contando as mesmas histórias que acompanhei e percebendo suas impressões. Passamos a última semana na praia, na casa da minha avó, onde vou desde a idade dele, é a mesma cama, a areia e as brincadeiras para enganar o tempo chuvoso. Como eles mesmo descobriram na fila da balsa, um gostoso deja vu!
Sim, eles... são três, o meu e os dele com quase 9 e 11 anos. São rapazinhos muito especiais, inteligentes, espertos e curiosos. Olhos atentos no aquário, um até diz querer ser biológo marinho e vai desfilando durante nossa visita todos os conhecimentos de ciências que cabem em sua jovem cabecinha, e olha que são tantos que nos surpreenderam.
Tudo é questionamento, a velocidade do navio de carga, a distância percorrida pela balsa, as palavras novas no velho jogo de Stop! E haja disposição e conhecimentos para explicar tudo, com os detalhes necessários para as curiosidade juvenil.
Tem ainda o futebol, parada obrigatória dos santistas na baixada. E mais uma vez o destino é a Vila Belmiro, pena que dessa vez o Peixe desaponta... mas tem quizz sobre o campeonato brasileiro inspirado no álbum de figurinhas. Ah... as figurinhas... acho que passamos por todas as bancas da cidade para comprar os cromos dos jogadores que depois viraram modelo em nossas noites de desenho.
Na cozinha, cada dia eu tinha um assistente diferente, os três se revezavam para me ajudar a picar, mexer e temperar nosso almoço. O maior quer ser cozinheiro e já arrisca os primeiros passos no seu molho branco.
Teve muita chuva que trouxe uma doce convivência, com antigas brincadeiras e lembranças. Que delícia é reviver a infância e proporcionar aos nossos o que nos foi presenteado.

5 comentários:

  1. Que bom que vc voltou Flavinha! A sua viagem vai me custar uns 2 anos de terapia só pela saudade que eu senti! risos

    Quer dizer que a Senhorita também gosta do "Chefão"? Mais um ponto em comum ... vamos marcar a sessão de cinema sim!

    Beijão!

    Sah

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sabe q vc falando eu vaijei nas lembranças tb... Nossa como eram boas as viagens de quando eu era crinça, Cheia de lembranças e momentos maravilhosos!

    Bjs fla

    ResponderExcluir
  3. Oi Roma querida!
    Você tem muita sorte de estar cercada por esses grandes homenzinhos!
    Ah, pelo homenzão também, né?
    Beijo!
    Grá

    ResponderExcluir
  4. Aproveite estes momentos. Muito bom ter este contato. E vc vai ver que é assim em todas as fases. Esta semana me deparei com minha teenager pedindo uma calça da collci. É claro, voltei ao passado e lembrei da minha primeira birra!
    Boas férias!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia
    prazer te conhecer por aqui, através do Rodrigo. Que bom ficar indignada ainda, como você se descreve acima.
    Venha conhecer meu espaço também, minha indignação gerou algumas linhas sobre a tal gripe, que vem impedindo as crianças de ir à escola...
    abraço
    www.recriandovinculos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!