terça-feira, 14 de julho de 2009

Vapor que esquenta a alma!

Amanheceu um domingo muito frio, tiramos os casacos, gorros, luvas e cachecóis do armário e sob um solzinho tímido rumamos para a Estação Ferroviária de Anhumas.
Uma verdadeira viagem no tempo, lá vimos uma maquete do trem e passeamos pela estação restaurada a espera da Maria Fumaça. O banheiro feminino era elegantemente denominado Sala para Senhoras. Um engraçado funcionário do local contou a história do trem e a parte que as crianças mais gostaram foi saber que vagão só se fala para transporte de carga ou animais, as pessoas vão em carros!
Logo depois chegou a máquina apitando e entramos no carro número 6, os meninos sentaram na janelinha para apreciar a paisagem e começaram a prestar atenção nos detalhes. Depois que o trem saiu fomos até o carro restaurante fazer um lanchinho e passear pelas composições.
O passeio é simples, cerca de 20 km entre Campinas e Jaguariúna, mas muito especial. Pena que não damos valor para esse tipo de transporte e ainda o tratamos com o romantismo dos tempos antigos.
Em Jaguariúna há um pequeno Museu Ferroviário e a explicação do funcionamento da máquina a vapor.
As crianças, acostumadas ao ritmo do mundo moderno, são as que mais apreciam o passeio bucólico e divertido.
Eu recomendo!


3 comentários:

  1. Eu gostaria de fazer esse tipo de passeio com a Clara quando ela crescer. Acho importante as crianças saberem um pouco da nossa história e que nem sempre tivémos a "modernidade" que temos hoje.

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha visitado seu blog, ADOREI.

    e em especial a 'frase' da Cecília Meireles que tem lá bem no final me tocou bastante...

    ResponderExcluir
  3. Flávinha
    Eu amei as fotos do tremmmmmmm!!! Tb quero esquentar a minha alminha..., rs... Valeu a dica! bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!