quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O jornal impresso NÃO vai acabar!

Essa semana estava conversando com um colega, jornalista e sindicalista, com anos a mais de experiência que eu, e ouvi espantada que o jornal impresso vai acabar! Escuto essa balela desde a faculdade eu disse (e olha que já se vão 12 anos que saí de lá) e ele respondeu que naquela época não exisita Twitter nem outras "mídias" do gênero. Na verdade mal existia internet, mas na minha humilde opinião nenhuma dessas novidades tecnológicas vai acabar com o jornal e o livro impresso.
Claro que a internet tem a vantagem da notícia instantânea, porém sem conteúdo, parece um jornal só de títulos e manchetes.
Nada vai tirar o prazer de manusear e carregar o jornal para onde a gente for, ler com calma os cadernos de domingo. Pra mim seria o mesmo que dizer que o namoro virtual vai substituir a pegação ao vivo!
Lá pelos idos de 97/98 eu trabalhava na TV Bandeirantes em São Paulo e o IG lançou seu primeiro portal de notícias. Foi um alvoroço, muita gente migrou para a internet que prometia ser a solução do jornalismo mundial. Não durou muito tempo e tudo voltou ao normal.
Lembram da febre das lojas virtuais? Os marqueteiros do assunto prometiam uma vida digna dos Jetsons, num clique você teria tudo em casa. Claro que compramos algumas coisas pela internet, mas roupas e sapatos precisam ser experimentados e frutas e legumes apalpados e cheirados, assim como o jornal precisa ser manuseado.
Por mais que as mídias digitais se reiventem e modifiquem a comunicação, acredito que a velha forma do jornal de papel ainda vai permanecer por muitos anos.

4 comentários:

  1. Acho que o jornal impresso nunca vai acabar, afinal, quem não gosta de sujar as mãos com a tinta que ele solta??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...

    Imagina só ... outra idéia absurda foram os audiobooks, não é a mesma coisa!! Vc ouvir um livro é absolutamente diferente de ler ... quando vc lê, vc interpreta e sente da sua maneira, quando vc ouve um livro ... sei lá, parece que não é a mesma história!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho a mesma opinião que você!
    Já li alguns livros em e-book (qdo tenho tempo livro no trabalho, hihi), mas sinceramente acho que abrir um livro na cama antes de dormir e sentir as folhas nos dedos é zilhões de vezes mais prazeiroso.

    Acredito sim que a internet influencia na vida das pessoas, mas hábitos não se muda assim tão fácil. ;)

    ResponderExcluir
  3. É cada coisa! Também não acredito que o jornal impresso acabe um dia. É o mesmo que dizer que o MSN por exemplo, substitui os papos de boteco.

    ResponderExcluir
  4. o valeu flavinha, incrivel como a gente n vê né... hahahahah É, a dolescência é muito turbulenta... Luigi vai fazer 15 agora em janeiro, mas passa por 18 fácil... é muito grande! Ele até mente pras meninas q tem 18 e elas acreditam...

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!