quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O jornalismo tem futuro


Com o fim da obrigatoriedade do diploma para ser jornalista e o mercado sendo invadido por modelos, ex-BBBs e Diogos Mainardis da vida eu sempre me perguntava o que se passava com os jovens que estavam cursando jornalismo.
Na último terça-feira tive a comprovação de que a profissão está bem guardada nas mãos de estudantes inteligentes e interessados em aprender. A convite da amiga de longa data e colega Ana Paula Silva, que ministra a disciplina Assessoria de Imprensa para os alunos do sexto semestre de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), fui contar a esses garotos minha experiência profissional e o dia-a-dia de quem trabalha na área. Comigo estavam os também colegas Rodrigo Alves e Ângela.
Foi um bate-papo enriquecedor onde colocamos para cerca de 50 alunos os perrengues e agruras de ser assessor de imprensa e também de estar do outro lado, como repórter, pauteiro ou editor, já todos temos experiências nas duas áreas. Os alunos se mostraram muito participativos e fizeram perguntas inteligentes e pertinentes sobre ética, jogo de interesses e politicagem.
Podem espernear e tentar derrubar nossa profissão, mas os veículos e empresas sérios e idôneos vão continuar a procurar seus profissionais dentre esses jovens que estão investindo em qualificação e conhecimento!

4 comentários:

  1. Gente, a pergunta da semana ja está disponivel no Clau emagrecendo ... bora blogar povo!!...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavinha, bom dia!!

    Outro dia lembrei de vc, pq um comediante falou que todo brasileiro desde que nasce já é um jornalista, afinal não precisa mais de diploma né!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...

    Que bom que ainda exista aqueles que querem aprender e lutam pela sua profissão!!!

    Tô passando tb pra dizer que têm mais um selinho no Coisas pra vc!! Na verdade são 4 ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...

    Beijos e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  3. flavinha obrigada pela dica do blog.. ja escrevi p ela..li quase q todo o blog dela.. ela é divertidissima ne.. adorei.. beijossss

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida a fim da obrigatoriedade do diploma não significa o fim de bons jornalistas. Pelo contrário. Aquele que estuda terá mais conhecimento e com certeza estará muito à frente dos outros.

    bjs

    Fernando Richter

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!