sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sexta é dia de Blogar com os Amigos

Vamos a pergunta da semana da Tati - http://tatianatoffeti.blogspot.com/

'' Se vc fosse um grande político com uma verba disponível de 10 bilhões de reais para investir em nosso país (ou sua cidade), o que você faria e investiria?''

Primeiro eu acho que nunca seria um grande político. Só quem já acompanhou os bastidores políticos de São Paulo e Piracicaba como eu, sendo repórter, sabe bem os conchavos, podreiras e troca de benefícios que acontecem. E não pensem que dá pra fugir, os esquemas já estão tão bem amarrados que um político honesto dificilmente conseguiria governar sem o apoio da câmara municipal ou das assembléias legislativas.
Mas, como estamos no ramo das suposições eu investiria num projeto que existe por lei aqui na Terra da Pamonha, mas que foi praticamente extinto pela tucanagem que está no poder há dois mandatos, o Orçamento Participativo.
Quando o OP funcionava aconteciam reuniões periódicas com as lideranças de bairros da cidade que escolhiam os benefícios que gostariam de receber em suas regiões. Havia no orçamento do município uma verba destinada para essas melhorias que podiam ser viárias, construção ou reformas de praças, centros de lazer, reforma de escolas e o que a população julgasse mais necessário.
Acho uma boa forma de exercer a cidadania e a democracia com justiça e em prol da maioria!


Em tempo: Quem quiser saber mais sobre o OP Piracicabano pode acessar o texto de seu criadores Jefferson Goular, intitulado Orçamento Participativo e Gestão Democrática no Poder Local - http://www.scielo.br/pdf/ln/n69/a04n69.pdf

9 comentários:

  1. Adorei Flavinha, eu estudei muito sobre o Orçamento Participativo na faculdade, eu adorei. É uma iniciativa maravilhosa, mais a podridão, não deixa...
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  2. Ai "Fravinha" ( hahahahahahaha ... não resisti ) me perdoe ... esta semana não visitei ninguém, não foi só vc. Amanha colocaremos o novo template no ar e aí eu to de folga ... não fica de mal de mim não!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  3. Flavinha, recebeu meu comentário? Qdo eu cliquei em postar a internet caiu ...

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado Flávia. Reinvestir no Orçamento Participativo, que funcionava muito bem! Se eu tivesse essa grana, ao invés de investir num subsolo, faria uma garagem pública de 30 andares em plena Praça José Bonifácio e resolveria de vez o problema de estacionamento no Centro. Ah: e com a sobra tornaria a Governador um calçadão...risos!
    Mas é de brincadeirinha!

    ResponderExcluir
  5. nossa fui em muitos OPs com minha mãe, ela é do PT e em Santo André sem pre teve, pelo menos enquanto o PT estava no governo, agora n sei... É muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Flavinha,
    olha so ... no codigo do seu selinho tem um erro. Troque o Coisas e Coisinhas por Entre Telas. Me desculpe, mas eu só percebi isso agora pois estou mudando o template. Ah, já mudei a cor da fonte, deixei mais escura, depois vc me fala se está bom, ok?

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resposta na blogagem...
    Vim agradecer pela força viu!
    Obrigada e um beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Uia, muito bom heim Flá, se eu votasse em Piracicabam votava em vc!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!