quarta-feira, 8 de abril de 2009

Espécie em vias de extinção

Sou pedestre, espécie atualmente em vias de extinção já que a maioria dos seres humanos possue duas, três ou quatro rodas.
Eu confesso, sou pedestre, por opção - ou falta de. Pouco dinheiro para comprar e manter um carro e não gostar muito de dirigir me fizeram uma "caminhante"convicta, e olha que ainda não impacto o meio ambiente com emissões poluentes.
Como pedestre aprendi a observar melhor as coisas e pessoas, quando era repórter no idos de 1998 em São Paulo, andar a pé, de ônibus e metrô me ajudava muito a "enxergar" matérias que aqueles que saiam de carro da garagem do prédio e paravam na porta da emissora, com os vidros fechados e ar condicionado ligado não conseguiam.
Mas voltando às minhas andanças, hoje caminhei por boa parte da avenida Armando de Salles Oliveira, a mais central e movimentada de Piracicaba e fiquei indignada. Dezenas de lojas de autopeças e estacionamentos de compra e vendas de carro fazem das calçadas de seus estabelecimentos local para exposição de carros e conserto dos mesmos.
Por várias vezes tive que andar pela rua por falta de espaço. Eu posso desviar dos carros na calçada, mas duvido que na rua façam o mesmo comigo. Parece que desse jeito minha extinção também poderá ser causada por atropelamento.
Essa situação se repete diariamente, mas nunca vi agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) ou policiais multando esses comerciantes.
Agora experimente parar seu carro em local proibido por alguns minutos ou deixar de colocar o talão da zona azul para ver o que acontece.
Parece que as regras por aqui só valem para alguns!

2 comentários:

  1. eu adoro bicicleta!!!! sou um "pedaleiro"convicto, mesmo tendo carro !!!
    mas qdo medir desenvolvimento da cidade é, no JP, ter um aumento da frota, que esperar eu da administração senão uma ridícula ciclovia que vai do nada para o lugar nenhum!
    Ciclovia seria aquela que desse alyetnativa segura de me descolar pela cidade......Henrique (sou eu), que otário sonhador que vc é ! E ASSIM VOU PEDALANDO!

    HENRIQUE

    ResponderExcluir
  2. Flávia,

    Você têm um belo blog. Ví seu post sobre o Chico da Água. De fato, se trata de um crápula. Figura muito comum em nossas assembléias. Obrigado por relacionar meu modesto blog em sua lista. Estou organizando uma para o meu também na qual o seu blog aparecerá. Ele já faz parte de meus "favoritos". Lí todas as demais postagens. Você é uma pessoa inteligentíssima. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!