quinta-feira, 16 de abril de 2009

Zé-pedradas


Um comentário feito no post abaixo me fez lembrar de histórias dos bastidores da imprensa piracicabana. Há uns três anos tínhamos um secretário de Turismo chamado Zé Pedro, que hoje é vereador na cidade, e ajudava muito em nossa rotina na redação do Jornal de Piracicaba.
A vida de repórter de cidade do interior nem sempre é fácil, tem dias que não tem notícia pra nada mas a obrigação de preencher as páginas do dia seguinte permanecem.
O Cláudio Liza, que na época cobria política e adminsitração pública criou a expressão zé-pedrada para denominar as notícias que o então secretário gerava, toda vez que estávamos sem pauta. Era só ligar pra ele que surgia uma matéria que às vezes virava até manchete, nunca falhava. E depois que o Cláudio virou editor eu herdei as zé-pedradas.
Era idéias bacanas mas que nunca saíram do papel, Zé Pedro ficou somente um ano no cargo pois concorreu a uma vaga na Assembléia Legislativa.
Entre as zé-pedradas para alavancar o turismo na cidade, que eu me lembre, estão: teleférico sobre o Rio Piracicaba com direito a concessão do Parque do Mirante, tirolesa no mesmo rio, passeio de escuna também no rio - é o curso de água passa pelo meio da cidade e é seu cartão postal. Cheguei a entrevistar o empresário que ia organizar os passeios de escuna e a cobrir a coletiva da empresa que fez o projeto do teleférico.
Ele criou o Passaporte do Turismo, folder em formato de passaporte com os pontos turísticos da cidade onde quem os visitasse receberia um carimbo. Chegou a ser lançado e distribuiído, mas eu nunca vi nenhum por aí.
Algumas zé-pedradas vingaram como a Festa da Mandioca e o Balneário de Águas Sulfurosas em Ártemis - reduto político dele...
Qualquer dia conto os detalhes da vida paulistana, eu estava lá nos idos de Pitta e companhia!
Políticos assim viram folclore, mas antes fazem a alegria dos repórteres!


Um comentário:

  1. Nossa ... dei uma passadinha aqui através do blog da Rosangela e vi que vc nos linkou! Obrigada! Vou linkar vc também!

    Abraços!

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!