Você sabe as marcas que deixa no planeta? Seus hábitos de consumo e de vida estão de acordo com a preservação da Terra?
Faça o teste da ONG WWF http://www.pegadaecologica.org.br/ e descubra quantas terras seriam necessárias para sustentar sua rotina.
Pegada Ecológica é o termo criado por William Rees e Mathis Wackernagel, em 1996, para indicar o quanto as pessoas consomem de recursos naturais, isto é, o quanto marcamos o ambiente com a nossa passagem pelo planeta. Mais recentemente os ambientalistas adotaram a metodologia da Pegada (no original em inglês, footprint) para dizer que estamos consumindo rapidamente o mundo.
No cálculo da estimativa da Pegada Ecológica, são somadas todas as diferentes áreas necessárias para produzir um bem (e receber os resíduos de seu uso) que é consumido por uma pessoa ou um grupo específico (como um país).
No cálculo da estimativa da Pegada Ecológica, são somadas todas as diferentes áreas necessárias para produzir um bem (e receber os resíduos de seu uso) que é consumido por uma pessoa ou um grupo específico (como um país).
Apesar de achar minhas atitudes ecologicamente corretas eu precisaria de dois planetas. Vale a pena fazer o teste e repensar nossa contribuição.
Acredito que pequenos gestos e atitudes podem fazer a maior diferença. De nada adianta criticar grandes empresas poluidoras, as queimadas e o desmatamento, sozinhos dentro do carro com o ar-condicionado ligado...
fica brava não, mas essa história de pegada , é tecnicamente, tao falha e sem respaldo científico, que fico preocupado de como as pessoas pensam o problema ambiental!!
ResponderExcluirqdo vejo a besteira que se prega do tipo: a corrida de formula 1 do Brasil foi politicamente responsávem ambientalmente, pois plantou tantas árvores por litro queimado de gasolina...hehehe!!
é como se todas as espécies arboreas tivessem mesma capacidade de fixar carbono,é como se elas , qdo estão em pleno crescimento, tivessem o mesmo corportamento de ciclagem de nutrientes e fixação de carbono de qdo em clímax, etc!!Enfim, aqui NÃO É LUGAR DE DISCUSSÃO CIENTÍFICA,MAS O QUE ME DÁ MEDO SÀO ESSES MODISMOS QUE "ALIVIAM" AS PESSOAS DE SUAS CULPAS CONSUMISTAS,o QUE ME FAZ LEMBRAR DAS INDULGÊNCIAS EM TROCA DE UNS TROCADOS QUE A IGREJA FEZ(OU FAZ??)POR MUITO TEMPO!!
VÃO EM PAZ (E ALIVIADOS COM SUAS ARVOREZINHAS PLANTADAS , CONTINUEM SEU CONSUMO SEM NOÇÃO)E QUE O SENHOR OS ACOMPANHE!! AMÉÉÉÉÉÉM!!!!!!