quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pegada ecológica


Você sabe as marcas que deixa no planeta? Seus hábitos de consumo e de vida estão de acordo com a preservação da Terra?
Faça o teste da ONG WWF http://www.pegadaecologica.org.br/ e descubra quantas terras seriam necessárias para sustentar sua rotina.
Pegada Ecológica é o termo criado por William Rees e Mathis Wackernagel, em 1996, para indicar o quanto as pessoas consomem de recursos naturais, isto é, o quanto marcamos o ambiente com a nossa passagem pelo planeta. Mais recentemente os ambientalistas adotaram a metodologia da Pegada (no original em inglês, footprint) para dizer que estamos consumindo rapidamente o mundo.
No cálculo da estimativa da Pegada Ecológica, são somadas todas as diferentes áreas necessárias para produzir um bem (e receber os resíduos de seu uso) que é consumido por uma pessoa ou um grupo específico (como um país).
Apesar de achar minhas atitudes ecologicamente corretas eu precisaria de dois planetas. Vale a pena fazer o teste e repensar nossa contribuição.
Acredito que pequenos gestos e atitudes podem fazer a maior diferença. De nada adianta criticar grandes empresas poluidoras, as queimadas e o desmatamento, sozinhos dentro do carro com o ar-condicionado ligado...

Um comentário:

  1. fica brava não, mas essa história de pegada , é tecnicamente, tao falha e sem respaldo científico, que fico preocupado de como as pessoas pensam o problema ambiental!!
    qdo vejo a besteira que se prega do tipo: a corrida de formula 1 do Brasil foi politicamente responsávem ambientalmente, pois plantou tantas árvores por litro queimado de gasolina...hehehe!!
    é como se todas as espécies arboreas tivessem mesma capacidade de fixar carbono,é como se elas , qdo estão em pleno crescimento, tivessem o mesmo corportamento de ciclagem de nutrientes e fixação de carbono de qdo em clímax, etc!!Enfim, aqui NÃO É LUGAR DE DISCUSSÃO CIENTÍFICA,MAS O QUE ME DÁ MEDO SÀO ESSES MODISMOS QUE "ALIVIAM" AS PESSOAS DE SUAS CULPAS CONSUMISTAS,o QUE ME FAZ LEMBRAR DAS INDULGÊNCIAS EM TROCA DE UNS TROCADOS QUE A IGREJA FEZ(OU FAZ??)POR MUITO TEMPO!!
    VÃO EM PAZ (E ALIVIADOS COM SUAS ARVOREZINHAS PLANTADAS , CONTINUEM SEU CONSUMO SEM NOÇÃO)E QUE O SENHOR OS ACOMPANHE!! AMÉÉÉÉÉÉM!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!