sexta-feira, 17 de abril de 2009

Considerações de uma sexta-feira de manhã

Ela acorda cedo, toma café com o filho, arruma sua mochila, lancheira e o deixa na casa da avó. Caminha até o ponto de encontro e de lá seguem para Americana acompanhar o plantio de algumas mudinhas sob o sol quente. Pausa para o cafezinho com pão de queijo e chegada na rodoviária para voltar a Piracicaba.
Eram 10h20, o próximo ônibus sairia às 11h e demoraria intermináveis uma hora e quinze para chegar ao seu destino pois antes faz paradas em Santa Bárbara D'Oeste, Tupi e Caiubi e em qualquer moita que balance na estrada. Ela comenta a demora com o funcionário da empresa de ônibus e esse responde que ao menos poderia dormir no ônibus...grande consolo, ela pensa.
Compra uma revista para passar o tempo, uma garrafinha d'água para espantar o calor e espera pacientemente o ônibus chegar. Ao mostrar a passagem ao motorista, este diz que o bilhete dá direito a ir somente até Santa Bárbara, ela argumenta que comprou para Piracicaba e tem de subir e depois descer duas rampas enormes para desfazer a confusão do vendedor em três minutos, antes do ônibus sair.
Finalmente ela senta em sua poltrona e percebe que o veículo não tem ar condicionado, paciência, ensaia um cochilo, já que acordou bem cedo. Em uma das intermináveis paradas pelo caminho para pegar novos passageiros entram mãe e filha e se sentam atrás dela. Começam uma discussão e depois para não brigarem pela música do mp3 a mãe resolve deixar o som alto para as duas ouvirem.
Ela não consegue mais dormir e ainda é obrigada a escutar músicas com latido de cachorro ou algo parecido, de gosto muitíssimo duvidoso.
Finalmente, uma hora e vinte minutos depois de sair de Americana, ela chega em Piracicaba e pensa: será que existe tanta gente assim morando em Tupi e Caiubi para que todos os ônibus que saem de Americana tenham de passar por lá???


PS: Segundo o Censo de 2000, no Distrito de Tupi vivem 3.929 pessoas e Caiubi nem consta. Já em Piracicaba há cerca de 350 mil habitantes!
Para entender:
Piracicaba é a cidade onde eu moro
Americana fica a uns 60 km daqui
Tupi é um distrito de Piracicaba no meio do caminho entre as duas cidades
Caiubu nem sabia o que é, mas pesquisei no google e descobri que é um bairro de Santa Bárbara que surgiu após a construição de uma estação ferroviária no local

5 comentários:

  1. http://www.Dekholive.com NonStop Streaming Entertainment...

    ResponderExcluir
  2. Dureza, hein!!! E olha que só ficamos sabendo da história por acaso e nem sabíamos direito o que aconteceria... ts, ts!!! êita sexta-feira!!! VocÊ que o dia! rs
    abç.
    Bom finde!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga. Por isso sou eternamente grato a vc, pois me telefonou num determinado dia em que estava atolado no barro fazendo uma matéria numa cheche por volta das 9h. No entanto, havia acordado 5h para chegar a Americana, para depois pegar circular, para só então chegar ao Todo Dia. Imagine isso "todos os dias"????!!!!!
    E sem contar a volta, que em determinados horários muitos vão em pé, como era o meu caso.
    Quando dizia que trabalhar em Americana era "uó", vejo que agora me entende: saia de Pira e a cidade ainda estava escura e voltada com ela toda fechada.
    E por falar em Tupi, tem um horário que é pior ainda, passa num outro lugar, só não lembro o nome!
    Nestas horas dirigir faz uma baita diferença!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!