terça-feira, 7 de abril de 2009

A qualidade da água do Rio Piracicaba é uma das piores do País


Segundo o Relatório de Recursos Hídricos no Brasil, divulgado recentemente pela ANA (Agência Nacional das Águas), a qualidade da água do Rio Piracicaba é péssima, comparável ao agonizante Tietê.
O esgoto é que está matando o rio. É incrível que em pleno século XXI, quando só se fala em conscientização ambiental, ainda não haja 100% de esgoto tratado em todas as cidades. Em Piracicaba, cidade que se orgulha de seu progresso e pujança então, nem se fala.
Temos estudiosos sobre o assunto no nosso quintal, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). Será que é tão difícil o poder público fazer convênios com as universidades para tentar resolver esse problema que parece ter vindo da Idade Média?
Há empresas na cidade que já firmaram PPPs (Parcerias Público-Privadas) com a prefeitura e doaram estações de tratamento de esgoto. Por que não aumentar essas parcerias? Não me parece tão difícil uma cidade desenvolvida e rica como a nossa conseguir tratar todo o seu esgoto.
Esse problema se arrasta há anos, já foram feitos vários projetos mas nada de muito prático acontece, inclusive com anuência do Ministério Público que vive postergando os prazos dos Termos de Ajustamento de Conduta. Tratamento de esgoto tem de ser prioridade, ou queremos conviver com um rio que mais parece um lixão cortando a cidade, como são obrigados a fazer os paulistanos?
Em matéria publicada no Jornal de Piracicaba, no último dia 3, o professor do Cena, Plínio Barbosa de Camargo, especialista em qualidade de águas, destaca que é preciso agir já para que o rio consiga fazer sua autodepuração num período estimado em dez anos. "Apesar do quadro atual dos impactos já gerados nesses corpos d'água, medidas de despoluição menos vultuosas podem ser adotadas de forma a reverter esse quadro", diz um trecho do relatório.
É hora de deixar as pontes um pouco de lado e se preocupar com o que passa debaixo delas.

O que estamos esperando? Mãos à obra!


Confira o relatório: http://conjuntura.ana.gov.br/


Um comentário:

  1. Vamos fazer um protesto espalhando faixas na cidade pedindo providencias, talvez chamem a atenção das autoridades.

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!