quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que mudou na sua vida?


Fala sério! O que a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa mudou na sua vida desde que começou a vigorar?
Já no final do ano passado se ouvia falar diariamente nas novas regras impostas, seus benefícios e perrengues... e agora que está valendo? Ninguém fala o que mudou na prática.
Como operária das letras procurei me informar sobre as mudanças bem cedo, li o manual Escrevendo pela Nova Ortografia, do Instituto Antônio Houaiss e tratei de comprar um dicionário já atualizado, mas foi só. E vi que os coitados dos nossos amigos lusos tiveram muito mais trabalho do que nós.
Confesso que ao escrever palavras compostas tenho ido muito ao tal dicionário, que resolve a maioria das minhas dúvidas e creio que a de todos também.
Meu filho está no terceiro ano - do ensino fundamental, é claro - e não tenho visto grandes dificuldades na escola, às vezes quase coloco um acento no para (verbo) da lição dele mas logo me contenho. Outro dia coloquei trema no cinquenta de um cheque que preenchi, mas não faz mal, os cheques estão ficando mais obsoletos que a trema. E dá-lhe cartão.
Pra mim os mais complicados são os acentos, pois meu cérebro já está acentuado e fica difícil apagar depois de tanto tempo, mas estou me esforçando.
No final acho que o barulho foi maior que o estrago. Vamos ter que esperar mais um pouco pra ver!

5 comentários:

  1. Flávia,

    Estou lidando bem com a reforma, menos com os hífens. Aprendi a abrir mão do Word e estou usando o BROffice, que já vem com o corretor atualizado.
    Publiquei no meu blog um post deste tipo. Se quiser abrir mão do Word, instala aí. Vale a pena.

    http://dandonota.wordpress.com/2009/01/03/corretor-de-textos-de-acordo-com-reforma-ortografica/

    A propósito: na minha vida não mudou nada. E pior de tudo é que no blog, pelo menos, tento estar de acordo com a reforma. E na Câmara de Saltinho tbem. Mas no JP a reforma não entrou em vigor. Imagina a minha cabeça como está!

    Kisses!

    ResponderExcluir
  2. Detalhe: fiz uma entrevista com o criador do Vero. E identiquei uma coisa: o Vero não corrige os hífens. Apenas isso! O resto pode confiar!

    ResponderExcluir
  3. Como assim no JP não entrou em vigor? São uma entidade a parte do mundo?!?! rsrs

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog... não sabia que tinha essa via artística?rs Passarei por aqui quando o tempo permitir.Bj e feliz fds! Márcia

    ResponderExcluir
  5. Ola Flavia!

    Parabéns pelo excelente blog. Muito legal mesmo!
    Já virei fã e voltarei sempre.

    Beijão e se cuide,

    Abdallah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!