sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lá vai o trem...

Duas notícias hoje me chamaram a atenção, a prefeitura de Limeira recebeu a posse da Estação Ferroviária da cidade e vai transformar o local num centro cultural e de turismo e em Rio Claro o governo municipal está retirando os trilhos que passam pelo centro da cidade. Aqui em Piracicaba os trilhos e pontilhões também foram retirados e a Estação da Paulista virou um parque e centro cultural.
Acho louvável transformar esses espaços abandonados em algo útil para a população, só discordo do fato de estarem abandonados. Por que a gente ainda insiste no transporte rodoviário quando muitos países provaram que os trens são a melhor opção tanto para cargas como para passageiros?
Os trens, trilhos e estações foram abandonados e sucateados e o que restou de nossa malha ferroviária foi concedido, mas as concessionárias só se interessam pelo transporte de carga em alguns lugares do Estado, quando deveriam ser obrigadas a manter a malha e suas instalações, mas como sempre, fica por isso mesmo.
Quando eu era criança fui de trem de Rio Claro para Pederneiras, onde minha tia morava e depois na época da faculdade vim de Bauru para Rio Claro para ir numa festa da Unesp. Foi em 1996, último ano em que circularam trens de passageiros. O vagão era um pulgueiro, sujo, mal cuidado e vazio é claro, já que o preço era igual ao ônibus, mais rápido e confortável. Por essas e outras o brasileiro associa o trem a um transporte ruim e obsoleto.
Não sei se agora é viavel recuperar toda a malha que já tínhamos e investir no transporte ferroviário, o problema é como deixaram que chegasse nesse ponto.
Além do mais, o trem usa energia elétrica, não poluente.
Há algum tempo falou-se aqui em Piracicaba de um projeto de reinstalar o trem até o bairro do Taquaral, a princípio de carga e depois de passageiro para fazer uma terminal intermodal de ferrovia, hidrovia e rodovia. Parece que o assunto morreu.
Eu só vejo vantagens na utilização dos trens, mas parece que sou só eu!

4 comentários:

  1. uia que legal, vc é de Pira...a vó do meu marido mora ai pertinho, em São Pedro, sempre passamos por Pira....

    Eu adoro andar de trem, aqui em SP ainda tem bastante trem!

    Nossa, amei a receita, vou fazer hojeeee,tenho todos os ingrediente... hehhehehe deu agua na boca! Só q vou fazer com milho, não sou muuito fã de ervilha..hahahah

    ResponderExcluir
  2. Achei legal seu blog! Gosto de ler, e achei seus textos leves, porém interessantes. Eu sou cartunista colaborador do JP e aproveitando que estou por aqui, deixo o convite para que conheça meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Melissa ... vc gosta de andar de trem? Aqui em São Paulo não dá pra andar de Trem não, Flávinha ... eu só andei uma vez pra ir na faculdade de um ex meu fazer barraco! rs

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  4. o automóvel , na nossa sociaedade , é o senhor do poder fálico (até para as mulheres que não o tem)!!! portanto e infelizmente, não se trata de inteligência e sabedoria de entender que o trem, num país continental seria o grande transporte!!MAS QUEM CONSEGUR VENCER OS "LOBBYS"(SIC)???

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!