terça-feira, 5 de maio de 2009

O poder do consumo

A manchete do Jornal de Piracicaba de hoje aponta que a cidade subiu no ranking dos municípios com maior potencial de consumo no País, segundo dados da empresa de pesquisa Target.
Segue lead da matéria: "Piracicaba passou a ser a 46ª cidade com maior potencial de consumo entre os 50 maiores municípios do Brasil, segundo o IPC (Índice de Potencialidade de Consumo do País) Target 2009, subindo uma posição comparando-se ao ano passado. No Estado de São Paulo, a cidade continua ocupando o 13º lugar. Os dados fazem parte do estudo Brasil em Foco da Target Marketing, empresa de São Paulo. O montante aproximado de consumo (urbano e rural) é de R$ 5,017 bilhões, cerca de 4,5% acima do registrado em 2008."
O dado provavelmente deveria indicar riqueza e prosperidade no município, mas as próprias pessoas entrevistadas pelo jornal dizem que reduziram em até 4o% o consumo! No mínimo conflitante a informação já que por outro lado só se fala em crise e desemprego.
Mas, o que mais me incomoda é o poder do consumo ser colocado como algo tão positivo. É claro que é importante a população ter condições de consumir, mas quando será estimulado que seja feito de forma consciente?
A gente ouve falar em reaproveitar, reciclar, reutilizar, mas nunca em consumir menos, somente o que se precisa, evitando desperdício.
Por que as pessoas tem de trocar de celular, carro e TV de plasma todo o ano?
Outro dia li numa dessas revista femininas uma lista de coisas que uma mulher devia fazer aos 20, 30, 40 e 50 anos. Uma das dicas dos 20 anos era comprar uma bolsa que custasse metade do salário! Que bela indicação, pra que alguém precisa de uma bolsa dessa e depois vai viver o resto do mês como? Isso a revista não explicava, chega a ser surreal.
Pode parecer ingenuidade, sei muito bem como funciona o poder econômico e a psique humana, mas acredito que essa seja a forma de melhorar nossa sociedade, com equilíbrio.
Uma cidade deveria ser reconhecida pela qualidade de vida de seus habitantes e não pelo seu poder de consumir desenfreadamente. Está na hora de revermos nossos conceitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco!