segunda-feira, 4 de maio de 2009

Overdose de cotas


Cartunista: Braga

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto do deputado Flávio Dino (PC do B-MA) que reserva 10% das vagas de instituições públicas de ensino médio e superior para portadores de deficiência. Não foi submetida a plenário e seguiu direto para o Senado. Nenhum deputado quis propor recurso para que a proposta tivesse de passar pelo plenário da Câmara, claro, que político em sã consciência ia querer ser visto como inimigo dos deficientes.
No próprio Senado, há um outro projeto que reserva 50% das vagas para alunos egressos da escola pública, com um subcritério de distribuição das vagas segundo a cor da pele.
Nas universidades federais já há vagas definidas para negros, pardos e mulatos.
Quando os políticos vão parar de atacar a consequência e deixar as causas de lado? O correto não seria todo mundo ter direito a escola de qualidade e poder defender igualitariamente sua vaga nas universidades públicas?
De que adianta ter cotas para todas as minorias se esses alunos podem não ter condições de acompanhar as aulas na universidade? Eles continuam sem os conceitos da educação básica.
Eu entendo que algumas minorias sofreram discriminação e menos acesso a tudo durante anos, mas não posso concordar que um aluno que vai mal no vestibular tenha preferência por ser cotista. Que tipo de responsabilidade estamos dando a esses jovens e que classe de profissionais serão formados?
Será que os cotistas conseguem colocação no mercado de trabalho da mesma forma que os outros egressos das universidades federais?
E desde quando deficientes fisicos têm menos condições de estudar? Que eu saiba há deficientes de todas as classes sociais, garantir acessibilidade tudo bem, mas cota já é demais.
A solução é simples: educação básica de qualidade para todos, sem a necessidade de nenhuma cota ou privilégio!

Um comentário:

  1. Ótimo, ótimo, ótimo! Taí uma coisa que eu sempre quis escrever no blog mas nunca tive coragem! A Lú escreveu há algum tempo atrás, mas ela é bem mais topetuda do que eu! ( hehehe)
    Na minha opinião, cota só serve para tapar um buraco, ou seja, ao invés de fazer o que deve ser feito, "damos um agradinho" aos nossos "eleitores" e garantimos a próxima! Isso só prova a minha teoria de que não somos "Milhões de Brasileiros" e sim "Milhões de possíveis Eleitores"

    Belo Post!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!