terça-feira, 5 de maio de 2009

Trabalhar em casa: eu recomendo

A vida de quem trabalha em casa não é a maravilha que todos pensam, mas compensa.
Tem dias que mal saio de casa e fico falando com as paredes, fora que passo o tempo todo de shorts e camiseta. Tirando as reuniões que tenho nos clientes, eventos e acompanhamento de entrevistas meu mundinho se resume ao escritório que montei num quarto do meu apartamento com telefone, computador e internet.
É preciso disciplina para não dispersar a atenção e deixar de cumprir os compromissos. Para tanto, criei uma rotina, às 9 horas já estou trabalhando, lendo e-mails e jornais. Paro para preparar o almoço e comer com meu filho, que pela manhã fica em casa comigo. Essa pra mim é a principal vantagem de trabalhar em casa, passo bem mais tempo com o Enrico.
Ele já está acostumado que não pode atender o telefone durante o dia nem fazer barulho quando estou numa ligação. A convivência de filho e trabalho é muito harmônica.
À tarde, quando ele vai pra escola, concentro as reuniões e produção de textos. Quando não consigo conciliar os horários - o que é raro - apelo para minha mãe.
Sou assessora de imprensa e a empresa onde trabalho tem escritório em outra cidade. Atendo os clientes da minha região e por isso atuo em casa.
Frequentemente trabalho mais tempo do que as 8 horas diárias recomendadas (7 para jornalistas), não tem essa de sair do trabalho, desligar o computador e ir pra casa.
Como a maior parte do trabalho é escrever, às vezes faço outras coisas no horário comercial e deixo a produção de textos para a noite, quando tudo está mais tranquilo. Eu tenho a vantagem de escrever rápido, então meu trabalho rende bastante. Quando eu era repórter em jornal cheguei a ficar devendo horas no banco de folgas, acho que um caso inédito na profissão.
Sinto falta do bate-papo e almoço com os colegas de trabalho e volta e meia vem o sentimento de estar sozinha. É ruim não ter com quem conversar o dia todo, mas vale a pena.
Também é preciso tomar cuidado para os ataques à geladeira não serem constantes, pois as comidinhas estão sempre à mão. No meu caso passei a me alimentar melhor, trocando as bolachinhas do escritório por frutas e amêndoas.
Outras vantagens são que não perco tempo me deslocando para o trabalho - como não tenho carro isso sempre foi um problema -, me arrumando antes de sair e posso dormir até uns 15 minutos antes de começar a trabalhar.
Para as empresas a solução também é barata e eficiente, elas bancam parte do custeio do home office e só.
Com disciplina e organização trabalhar em casa é a melhor opção.

Um comentário:

  1. Deve ser ruim o fato de não ver a cara da rua as vezes né. E por não ter aquela sensação de "Oba, hoje é sexta, vou correndo pra casa!"
    Sou dona de casa e trabalho muito! Não tem essa de "fim de semana", ainda mais com uma bebê quase andando, mas não troco essa minha vida por nada não. Já fui Workaholic, daquelas de vestir a camisa da empresa 10 hrs no escritório e 14 no celular. Ai que saudades que eu NÃO SINTO!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!