quinta-feira, 7 de maio de 2009

Lei antifumo


Segundo o site da EPTV, Campinas e Piracicaba são as duas primeiras cidades da região a receber a blitz Caça-Fumaça, responsável por vistoriar bares, restaurantes e ambientes fechados que estejam permitindo a presença de fumantes. A partir de junho, fiscais da Secretaria de Saúde vão realizar a fiscalização.
A lei antifumo do governo estadual proíbe o fumo em locais fechados. A decisão das blitzes foi tomada pelo governador José Serra no intuito de que essa não seja mais uma lei que fique apenas no papel. Em todo o Estado, 500 fiscais irão participar ds blitzes. A fiscalização irá se restringir aos bares e restaurantes.

Como não-fumante eu deveria comemorar essa iniciativa mas tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dessa lei. Odeio cigarro e fumaça em bares e principalmente restaurantes quando estou comendo, mas afinal fumar é lícito. Eu vejo um conflito nessa lei, se fumar não é proibido, como vão proibir o ato.
Acredito que a maior parte dos fumantes gostaria de largar o vício, hoje em dia todo mundo sabe dos malefícios da fumacinha, mas não há políticas públicas para ajudar quem o queira. O SUS deveria ter programas extensos e abrangentes.
Nas escolar o tema deveria ser constante nas aulas de ciências e biologia, para que os jovens não entrem na onda cedo e depois não consigam sair.
Li em algum lugar a defesa da bares somente para fumantes, mas assim acredito que viveremos em guetos e tenho muitos amigos que fumam com quem eu gosto de sair.
Acho que alas de fumantes e não-fumantes realmente distintas em bares e restaurantes já resolveria o problema e a proibição deveria valer somente para casas noturnas fechadas e com pouca ventilação. Mas, nesse caso deveria haver um local aberto para fumódromos.
Não é certo tratar os fumantes como bandidos, afinal eles não estão fazendo nada de ilegal.
Ainda tenho dúvidas sobre a validade dessa lei, vamos esperar para ver os resultados.

5 comentários:

  1. Foi lá no Coisas que vc leu dos bares para fumantes! (risos) Estava tão de saco cheio dessa palhaçada que a principio vi como uma solução, já que o que existe hoje ( as tal alas ) está "ultrapassado" e não resolve, segundo algumas pessoas.

    Sou fumante e dou a minha cara a tapa aqui dizendo que no momento eu não quero parar pois gosto de fumar. Sei que a longo prazo a minha saúde vai para o saco, mas quando eu resolver que devo, eu procuro um médico, faço um tratamento e páro.

    O que me deixa cabreira nessa lei é que mais uma vez é uma forma de tirar a atenção de coisas realmente importantes para fazer circo. Acho que você sabe que o cigarro subiu 30% de valor por conta do aumento do IPI e todos sabemos que carros e eletrodomésticos da linha branca estão isentos do imposto. Quem paga o pato? Os fumantes, a escória! E aí, para ficar tudo mais arrumadinho criam uma lei proibindo o fumo em lugares fechados e falam que a medida ajuda as pessoas a pararem de fumar! Pára né ...

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  2. Olá, Flavia! Obrigada pela visita em meu blog! Os links são realmente interessantes. Espero que te ajudem no post! Vc é jornalista em Piracicaba? Que legal!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ih, Flavitcha ( posso chamar assim? )
    Eu sou velha! Apesar de ter 30, gosto de música velha, filme velho, bebidas envelhecidas no mínimo 12 anos ... hehehe!

    Beijos!

    Sah

    ResponderExcluir
  4. pois é!!!! eu fui curtir um rock and roll hionesto num bar aqui de pira, com os conhecidos da banda royales, que por sinal , mandaram bem, com um set list sensacional para quem nunca consegue ouvir musica ao vivo que não seja os famigerados: "forrouniversitario, samba rok(universitario??)e sertanojo universitario.
    Pois bem, gostos musicais de lado, sai fedendo a cigarro e hj cedo com ressaca da fumaça, pois não bebo.....
    FUMANTES, SE VCS , COM SUA RAZÃO,NÃO QUEREM PARAR DE FUMAR, COMO CITADO ACIMA, EU NUNCA QUIS FUMAR, E ONTEM FUI OBRIGADO!!!!
    E HJ TO PASSANDO MAL....

    ResponderExcluir
  5. O mundo é feito de pessoas diferentes. Eu, na minha razão, fumo. Você, na sua, não fuma. O que vamos fazer se vez ou outra temos que conviver? Concordo que a maioria dos fumantes são seres com o bom senso um pouco afetado, mas também não podemos ser tratados como escória por conta do nosso péssimo hábito e é esta a questão. Temos que respeitar sim os que não fumam e que se incomodam com o cheiro e com a fumaça. Não é porque um "fumante" acende um cigarro sem se importar com os demais que todos são assim.

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!