quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Cariocas x paulistas
O mundo aplaudindo o Rio de Janeiro que está dando o melhor exemplo de cidadania e ética no combate ao crime organizado e enquanto isso os paulistas dão vexame nos campos de futebol.
O que significa as torcidas do São Paulo (time para o qual eu torço) e do Palmeiras indo contra os próprios times e chegando a agredir jogadores que fazem e defendem gols só pra prejudicar o Corinthians!
Eu também não sou nem um pouco fã dos adeptos da Fiel, mas é vergonhoso o comportamento dos torcedores nos estádios! Lamentável, e depois o povão vem reclamar da falta de ética e moral dos políticos... pra mim é tudo a mesma coisa!
Pressionar seu time a perder para prejudicar outro é o fim dos tempos!
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
O dia em que as almas cantaram
Foi uma experiência incrível, 60 mil pessoas felizes e leves, cantando emocionadas. Ele é o próprio ídolo: simpático, carismático, um show!
Todas as músicas que tocaram épocas da vida de pessoas das mais variadas idades passaram durante as três horas mais rápidas que já vivi.
É tanta emoção concentrada num só lugar que as lágrimas brotam sem perceber e sobe um enorme arrepio pelos braços nos acordes iniciais de cada canção.
Uma enorme lua cheia coroava e iluminava a noite perfeita onde as pessoas entoaram refrões que tocaram seus corações e almas, uma espetáculo imperdível. Eu estive lá e senti toda essa emoção que vou carregar comigo em lembranças eternas.
Tudo perfeito, ainda mais quando toca a música especial e o amor da sua vida diz que queria ter escrito pra você. Foram momentos de genuína felicidade! Foi o dia em que as almas cantaram... com o Paul McCartney!
PS: Vale a pena ficar de madrugada no site pra comprar os ingressos, vale a pena o dinheiro, vale a pena chegar 5 horas antes do show e curtir cada momento, vale a pena chegar em casa às 3h30 para trabalhar às 9h... ah como vale a pena!
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Burrocracia
O cidadão constata um grande vazamento de água em casa e providencia o conserto. Mesmo assim, no mês seguinte, a conta de água vem alta e o não pagamento implica no corte do abastacimento.
Este mesmo cidadão vai até o Serviço de Água e Esgoto (Semae Piracicaba) de sua cidade para dividir o valor em seis vezes como consta no site da autarquia. Ao chegar ao local a funcionária solicita a escritura da casa para realizar o parcelamento do débito.
Espantado com a exigência, ele questiona o motivo e a servidora municipal alega que é uma garantia para o proprietário, pois se a residência estiver invadida, o invasor não pode solicitar o pagamento parcelado! Alguém já ouviu falar em invasor que paga as contas do imóvel invadido? E mais, se for para pagar a conta à vista, não precisa da escritura... ou seja só pode invadir imóvel quem for rico!
Parece piada, mas é verdade...
domingo, 7 de novembro de 2010
Raça humana
Absurdo, surreal, inacreditável que em pleno ano de 2010 ainda exista tanto preconceito e intolerância. No post anterior citei o mesmo problema durante a campanha eleitoral e para minha surpresa essa semana uma onda de absurdos invadiu o Twitter. Uma jovem paulistana, estudante de direito, escreveu ofensas aos nordestinos por terem votado em sua maioria na Dilma! E o o pior é que apareceram vários simpatizantes da "causa" invadindo a rede de absurdos impublicáveis.
Fico imaginando o que se passa na mente dessas pessoas, de onde vem tudo isso? Somos todos brasileiros e seres humanos, esse comportamento é fora de contexto, não cabe mais, chega!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Sobre eleições
Não vou aqui declarar meu voto nem minhas preferências políticas, mas gostaria de destacar o meu espanto com o comportamento das pessoas em época de eleição. Parece que todo mundo fica odioso e preconceituoso, são e-mails e links nas redes sociais criticando o visual dos candidatos e destilando ódios de gênero, classe social e intectual e tantos outros.
Por que o candidato apoiar ou não o aborto ou o casamento homossexual causa tanta reviravolta na sociedade brasileira? Se você nunca pensou em fazer aborto e é heterossexual vai mudar alguma coisa na sua vida? Então deixe que cada um tenha o direito de resolver o que é melhor para a sua.
Vejo pessoas esclarecidas só se apegando em banalidades, ninguém sabe dos projetos e planos dos candidatos, nem se preocupam em defender sua posições baseadas em fatos reais e factíveis. É um enxurrada de bobagens sem fim.
As pesquisas eleitorais também me causam estranhamento. Por mais que estejam embasadas em cálculos matemáticos, parece que nunca refletem a realidade. Como podem ser - e muitas vezes são - manipuladas não seria melhor proibí-las? Seu eu já sei em quem vou votar, do que me importa o voto do restante? A decisão deve ser feita com consciência e não no embalo da maioria. Muita gente boa deixa de ser eleita por causa do tal "voto útil."
Replicar esses absurdos que estão circulando por aí só serve para ofender a inteligência e bom senso do próximo! Faça a sua parte votando direito, já será mais que suficiente!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Resultado do 8º Salãozinho de Humor de Piracicaba - Enrico ficou em terceiro lugar!
O 8º Salãozinho de Humor de Piracicaba foi um sucesso! Com 1.000 trabalhos, enviados por 800 crianças de 40 escolas públicas e privadas das cidades de Piracicaba, Americana, Paulínia, Rio Claro, Rio das Pedras, São Pedro e Tietê, superou todas as expectativas da organização, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Diretoria de Ensino de Piracicaba.
No dia 20 de agosto foi realizado o Júri de Seleção, que contou com a presença de Amauri Ribeiro dos Santos (arte educador e artista gráfico), e Danilo Fernando de Angeli (arte educador e consultor visual), que selecionaram os 276 trabalhos para a exposição, realizada no Armazém 9 do Engenho Central.
No dia 13 de setembro, finalmente aconteceu o Júri de Premiação, que dessa vez contou com a presença de Amauri Ribeiro dos Santos, Danilo Fernando de Angeli, e Gilmar Godoy (artista plástico e produtor gráfico), que tiveram o árduo trabalho de escolher os vencedores desta edição.
Abaixo, o resultado da Premiação do 8º Salãozinho de Humor de Piracicaba!
CATEGORIA: 07 a 10 anos
1º Lugar: Pedro Demarchi Tessarin - 9 anos
Colégio D. Pedro II - Americana/SP
"Conjunto da Obra"
2º lugar: Jenifer Rabello de Oliveira - 10 anos
EE Prof. José Romão - Piracicaba/SP
"Tirinha da Bicicleta"
3º Lugar: Enrico Romanelli Novais - 9 anos
Anglo Cidade Alta
"Caricatura Neymar"
MENÇÕES HONROSAS
Amanda Rodrigues de Castro - 8 anos
EE Prof. José Romão
"Tirinha do Gato"
Beatriz Karolini Santos Fonseca - 8 anos
EM Profª Elizabeth Consolmagno Cruz
"Caricatura Maradona"
CATEGORIA: 11 a 14 anos
1º Lugar: Igor Bragaia - 13 anos
EE. Profª Olivia Bianco - Piracicaba/SP
"Conjunto da Obra"
2º Lugar: Larissa Ballaminut e Heloísa Ballaminut - 14 anos
EE José Paulino Nogueira - Paulínia/SP
"Conjunto da Obra"
3º Lugar: Lucas Menezes Defavari - 14 anos
Escola Projetec - Rio das Pedras/SP
"Conjunto da Obra"
MENÇÕES HONROSAS
Eduardo Cazon - 13 anos
Centro Educacional SESI 85 - Piracicaba/SPJ
Jefferson R. Alves - 14 anos
EE Dom Aniger F. de Maria Melillo - Piracicaba/SP
Natália C. C. Silveira - 14 anos
Centro Educacional SESI 85 - Piracicaba/SPA
A Cerimônia de Premiação acontece no dia 10 de outubro (domingo) às 16 horas, no Armazém 9 do Engenho Central, com a entrega dos troféus, certificados e a apresentação da peça infantil "Mimicalado Show".
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Happy Hour Eleitoral
Depois do almoço é aquela hora de dar uma breve descansadinha no sofá da sala e assistir o telejornal, mas com o horário eleitoral gratuito a hora da preguiça vira hora do pesadelo! O que fazer então? Pula para o GNT e assisti a reprise do Happy Hour com a Astrid Fontenelle e Fred Lessa.
Os convidados e assuntos sempre são interessantes e divertidos e a Astrid dá o tempero certo com suas tiradas inteligentes e bem humoradas. Fora os modelitos e penteados sempre lindos da apresentadora!
Eu recomendo - veja uma palhinha no site.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
As eleições e a irracionalidade
Estava muito reticente para falar sobre eleições, acho que sou das poucas pessoas que gosta de política e acha que vale a pena votar direito e que pior do que está fica sim!
Ando estarrecida com e-mails e correntes que recebo de amigos e conhecidos - esclarecidos, com curso superior e cultura - , cheios de preconceitos e banalizações. Em primeiro lugar é preciso tomar cuidado com o teor dessas mensagens, já recebi algumas atribuídas aos jornalistas Luiz Nassif e Arnaldo Jabor. Não precisa ser nenhum expert para saber que tais textos não são de autoria de pessoas que têm comprometimento com a opinião pública. Fico pensando a que ponto chega a intransigência de alguns, que esquecem a inteligência e o bom senso para divulgar informações cheias de más intenções. Me sinto ofendida ao receber tais e-mails e acho que as pessoas deviam respeitas as opiniões políticas de amigos e conhecidos e guardar para si seus preconceitos e demagogia.
Sou a favor da liberdade de expressão, mas não fico lotando a caixa postal dos outros com minhas posições partidárias ou políticas. Só as dou para quem pede e com embasamento de fatos!
Tiroteio de acusações já tem tirado muitos votos de candidatos por aí, somente opiniões bem fundamentadas geram discussões positivas e mudança de atitude.
Pense nisso antes de repassar um e-mail criticando algum candidato!
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Reputação
- Eu esqueci de pegar (deixei na casa da avó).
- Vou de chinelo então.
- Não pode ir na escola de chinelo, vai com a sua papete?
- Não!
- Por quê?
- Meus amigos vão tirar sarro, vai acabar com a minha reputação!
- Reputação de quê? (rindo)
- De bom aluno, de descolado...
- Que bobagem. Se fosse uma sandalinha do Senninha eu até entendia.
- O Fulano vai com sandália do Senninha na escola, mas ele nem tem reputação!
Em tempo: Mãe, não quero mais cortar o cabelo, quero deixar igual ao do Messi!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Enrico no Salãozinho de Humor
Piracicaba é sede há 37 do Salão Internacional de Humor, expoente dos melhores cartunistas e chargistas do Brasil e do mundo.
Há 8 anos foi criado o Salãozinho de Humor, para incentivar crianças de 7 a 14 anos a desenhar. Meu filho adora e passa horas fazendo charges e outros rabiscos.
Esse ano, quis participar do Salãozinho, a professora de artes da escola disse que só estava inscrevendo crianças a partir do 5o ano (ele está no 4o), mas como ele gosta muito de desenhar ela abriu uma exceção.
Foram 800 inscritos num total de 1.000 trabalhos e o Salãozinho selecionou 276 trabalhos, sendo 139 de 7 a 10 anos e 137 de 11 a 14. O Enrico foi um deles e nesse final de semana vamos todos felizes e orgulhosos ver a caricatura do Neymar que ele fez, exposta.
No dia 12 de outubro os melhores serão selecionados. Quem sabe ele não está na lista!
Confira todos os selecionados aqui.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
O Saara é aqui
O ar está "pesado", a garganta arde, os olhos lacrimejam e o nariz incomoda. Bem-vindo ao grande deserto chamado Brasil.
Por aqui não chove há mais de 40 dias e o calorão castiga. É difícil respirar e todo mundo sofre... mas nada muda!
A maioria está preocupada em abrir ruas e estradas, construir shoppings e fábricas e em comprar carros e TVs de plasma.
Já não temos ar pra respirar e a água para beber é questão de tempo para rarear também... e a gente continuar a derrubar e a queimar florestas.
Daqui alguns dias começa a Primavera e todo mundo esquece, até a próxima estiagem, que a cada ano fica pior.
Parabéns ao ser humano, que continua destruindo o que lhe é essencial para viver e a valorizar o que não tem nenhuma necessidade!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
SAC
Sou assídua consumidora das barras de Granola Crocante da Nature Valley, mas só não troquei de marca porque ainda não há similares no mercado.
As barrinhas continuam deliciosas, mas o Atendimento ao Consumidor é ridículo.
Comprei no Walmart de Piracicaba uma caixinha que deveria conter 3 barrinhas de banana e amêndoas. Quando abri havia somente duas.
Em 17 de junho escrevi um e-mail ao Atendimento ao Consumidor - sac.naturevalley@genmills.com - contando o ocorrido, inclusive informando o lote do produto.
Recebi a primeira resposta em 6 de julho, com um questionário para ser respondido. Devolvi na mesma hora com os dados solicitados e no dia seguinte recebo outro e-mail perguntado se era uma caixa com 3 ou uma barrinha! Depois de responder novamente recebi um comunidado dizendo que de 5 a 7 dias úteis eu seria procurada para reposição do produto. Mais de um mês se passou e no dia 9 de agosto escrevi dizendo que ainda esperava a reposição. Após um telefonema foi marcada para hoje à tarde.
Para minha surpresa a empresa não mandou outra caixinha com 3 barrinhas e sim um produto individual! Eu sei que só veio um item faltando, mas depois de dois meses custava agradar um pouquinho o consumidor?
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Código Florestal
Coisas que (eu acho) só acontecem no Brasil... a bancada ruralista da Câmara dos Deputados ficou responsável pela revisão do Código Florestal Brasileiro. Não precisa ser muito perspicaz para deduzir que os interesses econômicos dos agricultores e pecuaristas iria se sobrepor às necessidades ambientais.
Entre outras aberrações diminuíram o tamanho das áreas de preservação permante e das áreas ripárias - que acompanham os cursos de água - e anistiaram as queimadas feitas antes de 2008. Que beleza!
Pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa paulistas se encontraram na semana passada para discutir os impactos dessa revisão e entre eles estão redução de quantidade e até desaparecimentos de espécies de peixes e anfíbios, assoreamento, poluição e desaparecimento de rios e riachos e até o caos nos biomas que teriam espécies em perigo pela redução de alimentos como insetos, pássaros e pequenos mamíferos. Quer saber mais sobre esse encontro, clique aqui!
As alterações ainda precisam ser aprovadas pela Presidência da República, só nos resta torcer para terem um pouco mais de consciência!
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Para educar é preciso paciência, respeito e carinho
Você gostaria de ser repreendido por seu chefe no trabalho com palmadas nas mãos se tivesse escrito algo errado, ou com um tapinha na boca se numa apresentação escorregasse numa citação? A cena parece inverossímel, mas é como muitos pais acham que podem tratar seus filhos.
Palmada não educa, ao contrário, ensina que os problemas podem ser resolvidos com violência e desrespeito. Quem defende a palmada para educar está recorrendo ao modo mais "fácil" de resolver a situação de imediato, a criança se cala ou fica quieta, mas aprende que pode bater nos amiguinhos, que pode humilhar seus semelhantes e que é assim que se age.
Educar é um ato de amor, carinho, respeito e paciência com uma criança e deve ser feito através de limites, diálogo e ações a serem copiadas. Chega de "faça o que eu falo e não o que faço"!
Como queremos um mundo com menos violência se muitos recorrem às palmadas e castigos físicos dentro de casa? Alguns alegam que os tapinhas são fracos e não geram dor física, mas tem a humilhação, a dor da alma. Nenhum ser humano tem o direito de tratar o outro assim, muito menos os que são pais e mães.
Recentemente foi aprovada uma lei que proíbe castigos físicos em crianças, ponto para o Brasil, que está pelo menos do ponto de vista legal, se tornando um país mais civilizado!
Quem ama não bate!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Recomeçando
Hoje é dia de recomeço. Voltamos das férias e a vida corre lá fora! É dia de colocar as pendências do trabalho em dia, de fazer a criançada voltar à rotina, de retomar a academia e de fazer dieta para peder os quilinhos sobressalentes. É uma volta tranquila e serena, de quem aproveitou o tempo livre para estar juntos dos seus e colocar a alma e o corpo em paz.
A última semana foi de alegria e diversão. Aproveitamos com muito companheirismo e cumplicidade tudo que São Paulo tem de bom e trouxemos na mala as lembranças do Museu do Ipiranga, Galeria do Rock, Mosteiro de São Bento, Mercado Municipal, Exposição Corpos na Oca, Planetário, Museu do Futebol, Masp e cinema, tudo de metrô, ônibus e a pé! Foi recompensador ver a carinha de felicidade do Enrico.
Bom retorno de vida a todos!
domingo, 18 de julho de 2010
Inferno Astral
Essa semana que passou tive inferno astral pré-férias! Milhares de textos para deixar pronto, um evento com coletiva no meio da semana, chuva, frio e pra ajudar meu computador pifou!
Era uma bela segunda-feira quando meu notebook travou, levei na assistência técnica e ele voltou a funcionar misteriosamente. Antes, o técnico disse que devia ser a placa mãe e que não valia a pena consertar. Desespero total, quem disse que eu tinha back up?!? Como ele voltou dos mortos tratei de copiar tudo e voltei a trabalhar. Tudo parecia bem quando na quinta à noite ele se recusa a ligar, ou melhor, ligava, mas não aparecia nada na tela. E o perrengue continuou até hoje de manhã, quando como Cinderela, meu notebook acordou de um sono profundo! Vai entender...
Mesmo com tudo isso procurei ficar zen, contar até mil e sobrevivi.
O final de semana foi de calmaria e filmes, em casa para fugir do frio. Vi "Um Sonho Possível", "Coração Louco" e "Indas e Vindas do Amor". Todos bons, mas o primeiro especial, eu recomendo! Que lição de vida...
As férias começam oficialmente amanhã, vou colocar a vida em ordem e passar uma semana em São Paulo mostrando os programas paulistanos bacanas para o Enrico. Já fizemos nosso roteiro: exposição Corpos, Planetário, Museus do Ipiranga e Futebol e Zoológico. Se sobrar tempo damos um pulinho no centro da cidade pra ele conhecer a Sé e a Galeria do Rock!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Meu filho ganhou uma irmã
Fico muito feliz por ele, acho ruim não ter irmãos para compartilhar a vida e por aqui a fábrica anda bem fechada.
O mais engraçado nas famílias modernas e que você tem pseudoparentes. Ela não tem nenhuma relação comigo, mas é irmã do meu filho e pra mim é como se fosse da família.
A diferença de idade é grande, de nove anos, mas o Enrico está bem entusiasmado com a pequena.
Taí mais uma pessoinha que vai fazer diferença na vida dele e por consequência, na minha!
Seja bem-vinda à nossa pseudofamília!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Ciência na Copa
Quem disse que Copa do mundo é só paixão e entretenimento? Os cientistas e pesquisadores estão aí pra provar que o assunto é sério!
A Nasa e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) analisaram a Jabulani, a bola da Copa, para comprovar se as reclamações de alguns jogadores tinham fundamento.
Segundo o site da Agência Fapesp, no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, foram feitos testes para comparar a bola com a usada na Copa de 2006 na Alemanha, a Teamgeist (“espírito de equipe”). A Teamgeist, no lugar dos hexágonos costurados das bolas tradicionais, tinha oito painéis fundidos por um processo térmico, que elimina a necessidade de costura, mesmo interna, entre eles. A Jabulani tem 14 painéis e ganhou sulcos aerodinâmicos.
A conclusão da Nasa é que com a Jabulani os jogadores não deverão ter melhor controle do que com a Teamgeist. “É bem óbvio. O que estamos vendo é um efeito knuckle-ball”, disse Rabi Mehta, engenheiro aeroespacial no centro Ames. Knuckle-ball é um arremesso no beisebol no qual a bola não é segura com os dedos, mas sim com seus nós, resultando em movimento com acentuada curva e imprevisível para o rebatedor.
Segundo Mehta, quando a Jabulani se desloca em velocidade elevada, o ar próximo à superfície é afetado pela sua superfície, resultando em um fluxo assimétrico. Essa assimetria cria forças laterais que podem resultar em mudanças súbitas no percurso. De acordo com o cientista, a Jabulani tende a assumir o efeito knuckle ao superar os 75 km/h, o que corresponde a um chute forte.
Os pesquisadores Gilder Nader e Antonio Luiz Pacífico, do Laboratório de Vazão do IPT, realizaram testes no túnel de vento atmosférico do instituto com bolas de torneios oficiais de futebol.
Foram testadas as bolas do campeonato Paulista e Brasileiro deste ano e das copas de 2006 e 2010. Os testes foram encomendados pela Rede Globo. Segundo Nader, foram feitas medições com visualização do escoamento de ar em volta de cada bola. Para isto foi utilizado o sistema PIV (“Particle Image Velocimetry”) com emprego de raios laser.
“Verificamos que a bola do Campeonato Brasileiro, por exemplo, com superfície mais rugosa, do tipo clássico, tem coeficiente de arrasto (resistência ao ar) mais baixo e bom deslocamento. As bolas das Copas apresentaram um ‘descolamento’ mais rápido e maior coeficiente de arrasto”, disse.
Ao ser chutada, a bola ganha uma velocidade inicial que vai diminuindo até que, em um determinado momento, atinge o chamado “ponto de crise de arrasto”, explicou Gilder.
“É quando ela faz uma curva. Com a bola do ‘Brasileirão’, esse ponto demorou mais para ser alcançado, em uma velocidade de aproximadamente 13 metros por segundo. A Jabulani atinge esse ponto e faz a curva bem antes, em uma velocidade que ainda vamos medir com exatidão”, disse.
A conclusão da Nasa é que com a Jabulani os jogadores não deverão ter melhor controle do que com a Teamgeist. “É bem óbvio. O que estamos vendo é um efeito knuckle-ball”, disse Rabi Mehta, engenheiro aeroespacial no centro Ames. Knuckle-ball é um arremesso no beisebol no qual a bola não é segura com os dedos, mas sim com seus nós, resultando em movimento com acentuada curva e imprevisível para o rebatedor.
Segundo Mehta, quando a Jabulani se desloca em velocidade elevada, o ar próximo à superfície é afetado pela sua superfície, resultando em um fluxo assimétrico. Essa assimetria cria forças laterais que podem resultar em mudanças súbitas no percurso. De acordo com o cientista, a Jabulani tende a assumir o efeito knuckle ao superar os 75 km/h, o que corresponde a um chute forte.
Os pesquisadores Gilder Nader e Antonio Luiz Pacífico, do Laboratório de Vazão do IPT, realizaram testes no túnel de vento atmosférico do instituto com bolas de torneios oficiais de futebol.
Foram testadas as bolas do campeonato Paulista e Brasileiro deste ano e das copas de 2006 e 2010. Os testes foram encomendados pela Rede Globo. Segundo Nader, foram feitas medições com visualização do escoamento de ar em volta de cada bola. Para isto foi utilizado o sistema PIV (“Particle Image Velocimetry”) com emprego de raios laser.
“Verificamos que a bola do Campeonato Brasileiro, por exemplo, com superfície mais rugosa, do tipo clássico, tem coeficiente de arrasto (resistência ao ar) mais baixo e bom deslocamento. As bolas das Copas apresentaram um ‘descolamento’ mais rápido e maior coeficiente de arrasto”, disse.
Ao ser chutada, a bola ganha uma velocidade inicial que vai diminuindo até que, em um determinado momento, atinge o chamado “ponto de crise de arrasto”, explicou Gilder.
“É quando ela faz uma curva. Com a bola do ‘Brasileirão’, esse ponto demorou mais para ser alcançado, em uma velocidade de aproximadamente 13 metros por segundo. A Jabulani atinge esse ponto e faz a curva bem antes, em uma velocidade que ainda vamos medir com exatidão”, disse.
Para mais informações clique aqui
E as pesquisas da Copa não param por aí, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicaram na internet um modelo estatístico dinâmico com estimativas das chances dos selecionados de atingir cada etapa da Copa do Mundo da África do Sul.
O modelo matemático foi elaborado no Centro de Estudos do Risco do Departamento de Estatística e utiliza como parâmetros a opinião de especialistas sobre os placares da primeira fase, o ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgado em maio e os resultados ao longo do torneio.
O modelo matemático foi elaborado no Centro de Estudos do Risco do Departamento de Estatística e utiliza como parâmetros a opinião de especialistas sobre os placares da primeira fase, o ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgado em maio e os resultados ao longo do torneio.
A Previsão Estatística Copa 2010 da UFSCar pode ser acessada neste endereço.
domingo, 20 de junho de 2010
Goleada
Enquanto, depois do jogo entre Brasil e Costa do Marfim, a Globo mostrava as "imperdíveis" Olimpíadas do Faustão, a Band dava uma goleda de transmissão. Colocou ao vivo a coletiva da seleção brasileira com um simpático Dunga e entrevistas com os principais jogadores - Kaká, Luís Fabiano, Júlio César, Elano - comentando o jogo.
Golaço do repórter Fernando Fernandes que fez todas as entrevista ao vivo sem perder nenhum lance e depois para os comentários de Vampeta, Emerson e Denílson no estúdio com Milton Neves.
É assim que se faz!
sexta-feira, 18 de junho de 2010
As letras ficaram órfãs
Morreu José Saramago, escritor português de 87 anos, único ganhador de língua portuguesa do Nobel de Literatura. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado várias vezes devido a problemas respiratórios.
Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.
"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelle em 2008.
"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelle em 2008.
Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época.
Pessoas assim, quando se vão, deixam o mundo semeado de inteligência e bom senso!
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Papo surreal
- Mãe, tô namorando!
- Namorando?
- É, a AJF.
- Mas, namorando como?
- Ué, namorando!
- Como vocês namoram?
- Não sei mãe, hoje foi o primeiro dia.
- E como foi?
- Perguntei de quem ela gostava e ela disse que era de mim. Daí perguntei se ela queria namorar comigo e ela disse sim.
- Hum
- A AJ disse que está feliz em não passar o Dia dos Namorados sozinha, mas disse que não quer presente porque a mãe dela não deixa!
- Ah tá (rindo)
- Mas, como é o namoro filho?
- Ah mãe, sei lá...
- Você não é muito novo pra namorar?
- Meus amigos namoram desde o ano passado!
- Vocês andam de mãos dadas?
- Acho que não, mãe, mas a gente pode beijar.
- Beijar!? Tá doido, você é muito pequeno pra isso!
- Mãe você está desatualizada, meus amigos já dão selinhos desde os 6 anos...
Socorro, para o mundo que eu quero descer! Ele só tem 9 anos!
terça-feira, 8 de junho de 2010
Junho
O mês chegou gelado e com feriado pra descansar um pouco embaixo das cobertas! Sou avessa ao frio, fico meio mal humorada se saio de casa e começo a sentir tudo gelado!
Apesar disso, adoro junho, festa junina, dia dos namorados, dia de Santo Antonio e até Copa esse ano pra animar.
Sempre gostei das festas dos santos de junho, canjica, cuscuz, arroz doce, curau, tudo uma delícia e ainda desculpa pra tomar quentão e vinho quente com os amigos.
Esse junho ainda trouxe a doçura do meu sobrinho, que está passando uma semana na casa dos avós. Que criança abençoada, traz alegria e serenidade o tempo todo!
Apesar de estar atolada de trabalho e esperando ansiosamente minhas férias no mês que vem, vou curtir esse mês com todos os meus queridos!
Eu sei que junho será o início de grandes e boas transformações, é só esperar!
Bons ventos juninos para todos...
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Minha virada cultural
Piracicaba foi uma das cidades que foi palco da Virada Cultural Paulista 2010. Com atrações previsíveis como Toquinho e Paralamas do Sucesso, não tive paciências para as intermináveis filas para assistir ao Balé Stagium ou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Acabei fazendo minha própria programação alternativa.
No sábado à noite estivemos no Lao Bar e Bistrô, que após uma reforma ficou ainda mais aconchegante. O bistrô já está funcionando e é uma delícia, com um cardápio apetitoso e sazonal. Optamos pelo bar, onde o Kel esquentou o clima com sua sanfona entoando Beatles e músicas regionais. Para esquentar o estômago fomos de caldo de abóbora e depois vinho quente. O local conta com uma bacana carta de vinhos e opções diferentes de pratos de várias nacionalidades. Indico também o já tradicional suco de maracujá com gengibre. A noite foi revigorante.
No sábado pela manhã participamos da Volta Esalqueana correndo 5 quilômetros. Apesar de um pouco desorganizada - algumas pessoas inscritas não estavam na classificação geral e faltou medalha para todos os participantes - a iniciativa é bem bacana. Havia mais de 100 inscritos os idealizadores prometeram chips e melhor logística da próxima vez. Apesar de destreinada cheguei inteira e com dor nas canelas!
À tarde optamos pelo cinema, Na tela "O Homem de Ferro" - igual a todos os outros do gênero. O que me chamou a atenção foi o local estar vazio, assim como o shopping.
Deduzi que a moçada estava na Virada Cultural. É só dar opção que as pessoas prestigiam, por aqui 144 mil pessoas passaram pelas 24 horas de programação cultural. Que venham as próximas, quem sabe me animo com as atrações!
domingo, 16 de maio de 2010
Luz
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor Unicamp), em parceria com a CPFL Cultura, cria mais uma publicação eletrônica mensal: a revista LUZ .
A revista eletrônica da CPFL Cultura, que já no ar, é parte de uma estratégia para propiciar o debate e a reflexão sobre os grandes temas da contemporaneidade, estimulando a circulação da produção intelectual que hoje já está consolidada no Café Filosófico CPFL.
Com a revista LUZ, o que se pretende é consolidar essas reflexões, expandindo o debate e aprofundando o papel da CPFL Cultura como fomentadora do diálogo dos temas cruciais do século XXI.
Muito boa a revista, vale a pena acompanhar. Além de artigos e reportagens com temas como consumo infantil e contemporaneidade, tem uma agenda cultural e entrevistas!
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Alice
A Alice de Tim Burton é uma feminista do século XIX que passa por uma viagem fantástica em busca de si mesma para romper com os padrões da época, recusar um fidalgo como marido e cruzar o mundo em busca de novas rotas comerciais marítimas, isso tudo sem chocar ninguém!
Confesso que esperava mais do realismo fantástico de Burton, talvez o excesso de publicidade tenham gerado expectativas demais e o filme acaba saindo como mediano.
Sou fã do diretor e de todas as suas criações, mas achei a Alice somente bacana.
No final ela estava mais para Joana D'Arc do que para heroína de história infantil. Esse é outro ponto, o filme não é para criança e a garotada sai decepcionada do cinema!
Espero mais da próxima empreitada do extraordinário diretor.
domingo, 9 de maio de 2010
Eu me sinto mãe quando...
- Passo a manhã trocando figurinhas do álbum da Copa na praça com um monte de menino e marmanjo;
- Antes de dormir vou ver se ele está coberto (nunca está!);
- Faço as comidas que ele gosta;
- Ponho pra dormir com beijos de boa noite;
- Tomo as lições que vão cair na prova;
- Assisto a aulas e campeonatos de basquete e futebol;
- Me emociono com as festinhas da escola;
- Fico orgulhosa com o desempenho escolar dele;
- Sou chamada para ajudar a resolver probemas;
- Sou confidente (mãe, não conta pra ninguém!);
- Ganho um coração de chocolate comprado com o dinheirinho que ele guardou;
- Sento no chão para jogar e desenhar;
- Jogo bola (muito mal!);
- Assisto no cinema todos os filmes de "menino";
- Cuido quando está doente;
- Defendo quando é preciso;
- Deixo que ele resolva seus próprios conflitos e seja o mais independente possível;
- Coloco de castigo e dou bronca;
- Faço carinho e chamego; e
- Ouço toda noite: mãe, eu te amo!
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Brincadeiras de criança
Mesmo com toda tecnologia disponível, a grande sensação do universo infantil - e adulto também - é o álbum de figurinhas da Copa de 2010. A garotada não fala de outra coisa e os finais de semana são palco de encontros de troca dos cromos, como nós e nossos pais faziam.
Nem todas as evoluções cibernéticas são capazes de tomar o lugar do prazer de estar com os amigos, falar e conhecer os jogadores e os países cujas seleções estão na competição.
Claro que há alguns distúrbios como roubos de lotes de figurinhas e pessoas que vendem o álbum completo pela internet. Que sem graça! Aqui em Piracicaba tem até um cidadão que compra todo o estoque de uma banca onde é tradicional as crianças se reunírem para trocar as figurinhas e vende cada cromo por R$ 1,00, sendo que o pacotinho custa R$ 0,75. Mas, a maioria das crianças não caí nessas facilidades e curte pra valer colar cada figurinha no seu álbum, é gostoso de ver.
É mais uma prova que o que é bom vai durar e com um pouquinho de disposição dos pais, as brincadeiras infantis saudáveis e tradicionais não vão sumir.
Em tempo: Por falar em brincadeiras de criança, ontem o Santos ganhou merecidamente o título paulista. É bonito de ver aquela garotada jogando com tanta felicidade e satisfação. Um exemplo para mercenários do futebol que são idolatrados como Ronaldo e cia. Apesar de não ser santitsa, mas estar rodeada por eles, fiquei feliz com o resultado. Justo!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Minha função no mundo
A que viemos? Essa perguntinha sempre povoa minha cabeça agitada. Em meio a várias respostas a que faz mais sentido pra mim é pra ser mãe.
Tenho várias funções: filha, irmã, tia - essa novinha - namorada, jornalista, dona-de-casa, amiga, mas a principal é ser mãe do Enrico.
Um filho dá sentido especial à vida da gente e ver essa figurinha crescer é inacreditável. Eu me divirto com as pérolas inteligentes diárias que ele produz e com os abraços e beijos que ganho constantemente. Um "mãe eu te amo" na hora de dormir compensa tudo!
Ele até acha que eu sou mais bonita que a Gisele Bundchen!
Ver uma alma especial se formando ao lado da gente é a melhor recompensa para noites mal dormidas, cansaço e estresses diários.
Ter um filho é ensinar e desejar sempre o melhor para alguém e esse exercício faz da gente pessoas melhores também.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Qual o valor de uma vida?
Qual o valor de uma vida? E de uma centena?
O que faz uma prefeitura inteira ignorar que uma comunidade se assentou sobre um lixão abandonado e ainda levar melhorias para o local e depois cobrar impostos por isso?
Onde mais pessoas simples, que não têm opções de crédito ou programas de habitação do governo para contar, podem morar?
Essa omissão chega a ser criminosa e o resultado foi o sepultamento de centenas de vidas embaixo de entullho e matéria orgânica em decomposição.
É tão absurdo e aviltante com a dignidade humana que chega a ser surreal.
Só me resta perguntar... será que isso vai mudar?
Já passou da hora!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Religiões
O episódio recente envolvendo o badalado time do Santos confirmou minha versão sobre as religões em geral. A maioria serve para alienar seus fiéis.
Vamos ao fatos, o patrocinador do Peixe doou ovos de Páscoa a crianças com paralisia cerebral de uma instituição de Santos. Os jogadores - entre eles as estrelas Robinho e Neymar - foram convocados para fazer a entrega. Quando chegaram ao local e souberam que era mantido por uma entidade espírita, um grupo se recusou a sair do ônibus, onde ficou esperando por duas horas seus companheiros serem humanos e fraternos. Alegaram que a ignorância foi motivada por fins religiosos, eles seriam evangélicos.
Essas religiões todas não pregam os ensinamentos de Jesus? Que eu saiba ele ensinava amar ao próximo como a si mesmo - independente de sua crença.
Eu não posso acreditar que as pessoas achem que Deus vai ficar feliz com preconceito e intolerância.
Esse comportamento só ressalta a intenção de todas essas crenças, comandar e alienar seus seguidores em busca de dinheiro e poder. Deus não precisa de templos grandiosos, de sacrifícios, de hierarquias, somente de pessoas que ajam com bondade e retidão.
domingo, 28 de março de 2010
A inutilidade humana
Essa semana do julgamento do homicídio da menina Isabella Nardoni só fez saltar aos olhos a inutilidade do ser humano.
O que significa aquelas pessoas fazendo vigília por justiça na frente do Fórum? O advogado de defesa apanhou dos populares que vinham de todas as partes do país. Confesso que fiquei perplexa. Essas pessoas parecem ter uma vida tão pífia que se apoderam dos problemas alheios para se sentirem vivas. Ninguém ali tinha trabalho, estudo, casa ou família pra cuidar? Tirando os estudantes de direito, advogados e jornalistas que estavam ali por algum interesse, nada justifica essa comoção toda. Não acreditei quando vi uma senhora toda vestida de verde e amarelo dar entrevista e dizer que veio de ônibus da Bahia para acompanhar o caso!
Claro que eu fico sensibilizada com a morte da criança, mas os acusados estiveram presos desde o crime, não conseguiram habeas corpus, a polícia se desdobrou em perícias nunca antes vistas e foram a júri popular. Não houve impunidade e como já se previa foram condenados.
A meu ver mais pareceu um circo que um julgamento. Só não entendo porque não confessaram que mataram a menina num ato passional e fizeram um acordo por uma pena menor. Sinto dó dos filhos e familiares desse casal que ainda terão que conviver com esse mesmo tipo de gente que se amontava em frente ao Fórum todos os dias.
Queria ver comoção igual quando uma menina de oito anos morre de meningite no Maranhão por falta de leito de UTI!
quinta-feira, 18 de março de 2010
Bola de Páscoa
Podem me chamar de estraga-prazeres e de malvada que acaba com os sonhos infantis, mas acho um exagero essa profusão de chocolate que invade nossa vida em toda a Páscoa. Parece que as pessoas nunca comeram chocolate, as crianças nem sabem porque o coelhinho e o ovo são os ícones dessa data, que na verdade é uma festa cristã.
Mas, pra que saber que são símbolo da vida que remetem a Jesus ressuscitado se o que interessa mesmo é encher a barriga de açúcar e gordura?!
Mas, pra que saber que são símbolo da vida que remetem a Jesus ressuscitado se o que interessa mesmo é encher a barriga de açúcar e gordura?!
Cadê a alimentação saudável e o combate à obesidade infantil? Meu filho já chegou a ganhar oito ovos de avós, bisavós e tios. Ficou com um e foi comigo doar o restante em um orfanato, já proibi todo mundo de dar.
Faz tempo que troco os ovos por outros presentes, no ano passado ele ganhou um tênis da avó e nessa Páscoa quer uma bola de futebol nova.
Consumismo desenfreado em datas festivas tem limite! E nosso bolso e saúde também!
segunda-feira, 15 de março de 2010
Tanto a dizer
Tenho uma sensação constante e crescente de que tenho muito a dizer e ninguém para ouvir. Sinto que posso contribuir com ideias, atitudes e desconstruções, mas não tenho como começar, essa dissonância entre pensamento e movimento gera um grande vazio que me move para os lados, mas pouco para frente.
A existência vibra, talvez na frequência errada, no lugar errado, no tempo equivocado.
Parece que a qualquer momento vou descobrir a que vim, os dias passam e nada acontece. A alma extrapola o tamanho do corpo e dos que o cercam, mas não consegue ultrapassar de vez suas fronteiras.
Sinto-me muda de sensações e vazia de novos caminhos, tudo soa adormecido. Espero em breve poder acordar...
segunda-feira, 8 de março de 2010
Piegas e feliz
Eu tenho uma teoria que todo mundo tem seu lado piegas e brega. Por mais erudito e intelectual que o sujeito seja, sempre tem lá no fundo uma música, roupa, filme ou mania que denuncia a queda para o brega.
Um dos meus lados piegas adora comédias românticas, assisto todas, rio, me divirto e saio do cinema ou desligo o DVD feliz da vida, dando suspiros que massageiam o coração.
Esse final de semana tive uma certa overdose cinematográfica, assisti na TV a cabo Ironias do Amor e Divã e depois fui ao cinema ver Simplesmente Complicado. Vale muito a pena, o filme é divertidíssimo, faz ganhar o dia.
Minhas comédias românticas preferidas têm o Hugh Grant como galã principal e são Nothing Hill e Quatro Casamentos e um Funeral.
Também amo outros gêneros cinematógraficos e nesse final de semana vi Milk - muito bom, o Sean Pen está incrível, Austrália - médio, vale pelo galã o eterno Wolverine e revi com meu filho Quem Quer ser um Milionário e Marvin e Eu.
No final do domingo eu estava mais leve, depois de ter visto tanta coisa bacana e que me ransportou para outros mundos. Essa é a magia do cinema, ser um pouco A Rosa Púrpura do Cairo!
segunda-feira, 1 de março de 2010
O Olimpo americano
Percy Jackson e o Ladrão de Raios é um daqueles filmes que mães de pré-adolescentes como eu são "convidadas" a assistir. Até que a história é bacana, fala dos semi-deuses, filhos dos deuses gregos com os mortais, um deles o protagonista do filme, filho de Posseidon.
Só uma coisa me fez rir (pra não chorar), a arrogância misturada com a ignorância americana que fez o Olimpo ser no topo do Empire Center ao invés de em Atenas ou outra cidade grega! Vai ver eles pensam que o Partenon original é a réplica que aparece no filme, em Nashville!
Só uma coisa me fez rir (pra não chorar), a arrogância misturada com a ignorância americana que fez o Olimpo ser no topo do Empire Center ao invés de em Atenas ou outra cidade grega! Vai ver eles pensam que o Partenon original é a réplica que aparece no filme, em Nashville!
E deu-se a luz
Também falo bem quando é devido! Na semana do Carnaval fomos correr no Parque da Rua do Porto à noite e várias lâmpadas estavam queimadas. Chega a ser perigoso pois a escuridão estava localizada na parte mais deserta e longe dos postos da Guarda Civil, nas proximidades da Prefeitura e da Ponte do Morato.
Ao sair reclamamos da situação com a oficial que estava na guarita do parque e esta nos orientou a ligar no 156 - Serviço de Informações à População, da Administração Municipal.
E foi o que fiz no dia 18 de fevereiro. Desde então não voltei mais ao Parque, mas hoje recebi uma simpática cartinha assinada pelo engenheiro eletricista Nelson de Camargo informando que após minha solicitação foram trocadas cinco lâmpadas queimadas no Parque, no último dia 24.
Fiquei muito satisfeita com a presteza do serviço público e com o retorno dado à minha solicitação. Ponto para a Prefeitura!
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Indignações de uma piracicabana!
- Onde estão os lançamentos e os filmes que concorrem ao Oscar? O cinema daqui parece que está em dezembro com Avatar e Alvin e os Esquilos em cartaz. Já houve tantas estreias que nem chegaram perto do Cine Shopping Piracicaba que já perdi as contas! Me faz lembrar do tempo que eu era criança que a gente tinha de ir pra São Paulo no cinema. Naquela época, pelo menos os filmes chegavam atrasados, hoje nem isso!
- Por que nosso prefeito insiste na construção de pontes sobre o Rio Piracicaba? Já existem três e uma delas foi ampliada recentemente. A nova obra vai derrubar dezenas de árvores de mata ciliar e ainda impactar mais os pobres seres vivos que ainda consegue habitar o manancial. Ao invés de pontes, nossa atual Administração podia construir ciclovias que não levem do nada a lugar nenhum, como acontece com as atuais.
- Segundo o Jornal de Piracicaba do último sábado, o carnaval de rua piracicabano deu prejuízo! Não precisaba ser gênio para prever tal acontecimento, como já comentei antes aqui no blog. Ou a prefeitura e as escolas tomam vergonha na cara ou vai ser cada vez pior!
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Pior clima de todos os tempos!
É só isso que se vê e ouve na imprensa. Pior nevasca na Europa e Estados Unidos, piores chuvas no Brasil e Peru, pior calor no Brasil e por aí vai.
No Rio de Janeiro chegou a fazer 12 graus a mais que o normal e a ser o segundo lugar mais quente do planeta por dois dias consecutivos. O oceano já teve um aumento de 2 graus e em Santos dezenas de idosos morreram por causa das altas temperaturas.
E o que os seres ditos pensantes fazem? Nada! Pior, fazer tudo errado, continuam a acumular carros na garagem e ter sonhos consumistas cada vez maiores. O pobre quer ser classe média, que quer ser rico e este milionário e assim por diante, sempre para ter e comprar mais.
Para que precisamos trocar nossa TV que funciona por uma de plasma de trocentas polegadas, nosso celular com um ano de uso por outro com mais funções?
A água já bateu literalmente no nariz das pessoas e a natureza continua a ser culpada por reagir à nossa negligência contra ela.
O sistema econômico atual, que só visa o consumo desenfreado para o crescimento dos países, precisa mudar. Onde vamos colocar tanto lixo? Não dá mais pra ficar usando recursos naturais indiscriminadamente!
Quando faltar água potável e ar pra respirar que sabe as pessoas vão olhar para trás e pensar que podiam ter feito diferente!
Em tempo: Enquanto o mundo civilizado fala em transporte coletivo e bicicletas a prefeitura de Piracicaba constrói uma ponte nova sobre o rio e ainda empresta dinheiro do Bird para recapear a cidade e privilegiar mais uma vez os carros!!!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
A Culpa é do Fidel
Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos e até manifestações de rua. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
O nome do filme vem da explicação que a babá cubana de Anna, Filomena, dava sobre sua vida. Ela dizia que tudo era culpa do Fidel e que por causa dele teve de deixar o país de origem.
Vale a pena ver o mundo do ponto de vista sensível das crianças e a atuação da garotinha personifica uma verdadeira Mafalda, dos quadrinhos do argentino Quino, às avessas.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Casa dos Políticos
Recebi um e-mail hoje contando uma ideia sensacional que Rita Lee teria soltado durante entrevista no Programa Amaury Jr. Como não vi a tal entrevista não sei se o crédito é mesmo da roqueira ruiva, mas a proposta é impagável!
"Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados.Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país.
Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisaria corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação decobrir o fundo de campanha."
Não é incrível? Ainda nos pouparia de ir até a seção eleitoral no dia do pleito e todo o dinheiro gasto na logística das eleições!
Será que Dilma e Serra seriam os finalistas do programa? E como seria o bate-papo entre Marina Silva e Heloísa Helena! Só não consegui me decidir quem seria o apresentador da Casa dos Políticos...
domingo, 31 de janeiro de 2010
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
SUS de classe média
Todo mês a gente paga religiosamente o plano de saúde, com medo que alguma emergência aconteça e fiquemos desprotegidos.
Pois bem, tiramos férias depois de um ano de muito trabalho e tem um surto de virose na praia. O único posto de saúde da cidade não dá conta de tanto paciente - falam em mais de mil somente na temporada - e o também único hospital não atende nenhum plano de saúde, só particular. Para ser atendido é necessário ir até a cidade mais próxima, a cerca de 50 km passando muito mal ou desembolsar coisa de R$ 500,00.
Como se não bastasse, ao voltar pra casa, sente há semanas dores abdominais e resolver marcar uma consulta no gastroenterologista. A secretária tem a capacidade de dizer que só tem consulta para dia 22 de março!
Eu gostaria de saber o que se passa na cabeça desses médicos. Eles acham que a gente vai passear no seu consultório? De que adianta uma consulta para daqui a dois meses, se estou precisando agora?
Claro que liguei para outros especialistas e consegui na semana que vem mas, já estava quase desistindo do plano de saúde. Se é para esperar dois meses, melhor ficar na fila do SUS que é de graça!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Cabeza de Vaca e Markun
O jornalista e presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun esteve ontem no Sesc Piracicaba para lançar seu mais novo livro Cabeza de Vaca. Num bate-papo descontraído com a pequena plateia de cerca de 35 pessoas, Markum esclareceu porque resolveu contar a história de Cabeza de Vaca, desbravador do século XVI que, entre outras peripécias, sobreviveu a três naufrágios na América do Norte, viveu quase dez anos entre os índios, percorreu milhares de quilômetros a pé e tornou-se um mítico curandeiro.
Álvar Núñez Cabeza de Vaca foi tão ousado e persistente quanto seus contemporâneos Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães, Hernán Cortés e Francisco Pizarro. Pode ter tido menos fortuna e reconhecimento, se comparado a esses homens que mudaram o mapa do mundo, mas não lhe faltou sorte.
Neto de um grande guerreiro, o fidalgo espanhol deixou sua casa em Jerez de la Frontera quando adolescente, para se tornar soldado profissional. Lutou na Itália e foi gravemente ferido. Recuperado, serviu como camareiro de um duque e envolveu-se em incidentes picantes. Depois de combater um movimento rebelde, embarcou rumo à Flórida, na condição de tesoureiro real. Foi o início de uma odisseia. A história é mesmo surpreendente: Cabeza de Vaca sobreviveu a três naufrágios, curou centenas de índios, atravessou, nu e descalço, parte dos atuais Estados Unidos e México, voltou à Espanha e obteve um cargo como recompensa por suas desditas. Depois de nova viagem, tomou posse de Santa Catarina, na condição de seu primeiro governador. Mas não sossegou: atravessou a pé o território brasileiro, chegando a Assunção. Dali, partiu novamente em busca de uma serra misteriosa, feita de prata, até ser imobilizado pela malária num pequeno forte no meio do nada.
Muito simpático Markun ainda descorreu sobre seus mais de 35 anos de carreira, seus livros anteriores e deu pitacos na poítica nacional e na preservação ambiental. Como é bom ouvir pessoas articuladas e inteligentes, que sempre tem algo a acrescentar sobre qualquer assunto.
O que me chamou a atenção foi entre os ouvintes não haver um jovem sequer, mesmo na cidade tendo um curso de jornalismo. É uma pena tão pouco interesse por uma figura tão representativa na nossa profissão.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Carnaval ou circo?
Piracicaba já foi conhecida pelo seu Carnaval que atraia muitos turistas nessa época, tanto para os salões quanto para as apresentações de rua. De uns anos pra cá a festa é pura decadência, o desfile é sem graça com enredos e fantasias amadores, além de carros alegóricos (quando há) feitos de isopor e papel laminado.
Esse ano, para piorar o quadro, a maior parte das cinco escolas de samba da cidade não conseguiu prestar contas para a prefeitura do que foi feito com o subsídio do ano passado e consequentemente não vão levar a bolada desse ano, de cerca de R$ 25 mil. Mesmo assim, a prefeitura e a Associação das Escolas de Samba insiste no defile com apenas duas escolas e ainda vai trazer mais uma agremiação do grupo de acesso de São Paulo.
Serão montadas arquibancadas e uma estrutura enorme para um dia de desfile e outro de show na principal avenida da cidade.
Esse ano, para piorar o quadro, a maior parte das cinco escolas de samba da cidade não conseguiu prestar contas para a prefeitura do que foi feito com o subsídio do ano passado e consequentemente não vão levar a bolada desse ano, de cerca de R$ 25 mil. Mesmo assim, a prefeitura e a Associação das Escolas de Samba insiste no defile com apenas duas escolas e ainda vai trazer mais uma agremiação do grupo de acesso de São Paulo.
Serão montadas arquibancadas e uma estrutura enorme para um dia de desfile e outro de show na principal avenida da cidade.
Sou a favor da festa popular e de subsídios para escolas sérias, que geram emprego e se profissionalizam para conseguir recursos durante o ano, o que não é a realidade por aqui.
Além disso, tenho o desprazer de morar nessa avenida onde todos os anos assisto de camarote na sacada do meu apartamento a um desfile quase patético, pois são ao menos dois dias sem conseguir dormir!
Além disso, tenho o desprazer de morar nessa avenida onde todos os anos assisto de camarote na sacada do meu apartamento a um desfile quase patético, pois são ao menos dois dias sem conseguir dormir!
Será que não era hora de investir esse dinheiro em algo mais produtivo e que traga mais benefícios para a cidade?
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Retorno
Depois de merecidas férias cá estou novamente. Nesses primeiros dias de janeiro só posso dizer que lamento pelos haitianos, mas chega de tanta tristeza e sofrimento invadindo nossas casas! Agora está pior, pois os telejornais misturam Haiti, SPFW e BBB!
Nunca vi chover tanto, o Rio Piracicaba que não transbordava há uns dez anos vira e mexe joga água pra fora, como diz a famosa música sobre ele. Ao invés de trocar nossos carros por bicicletas, como ensinam sabiamente os defensores do meio ambiente, vamos ter de usar botes! É pra se pensar...Aniversário chegando e os questionamentos sobre a vida aumentam, e a mania de colocar tudo no modo de ver maniqueísta. É assustador ver o tempo passar tão rápido, as crianças virarem quase adultos em segundos...
Só sei que em 2010 meu maior plano é sorrir mais, o resto acompanha!
Assinar:
Postagens (Atom)